sábado, 18 de maio de 2013

A Cemig, seus apagões e a sua “inteligência”

               MODELO de aparelho instalado na residencia

Todos os moradores da área urbana de Jaíba ainda não esqueceram do sofrimento vivido em demasia no mês passado por um longo período (cerca de 40 dias) com constantes apagões de interrupção de energia elétrica que ocorreu diariamente na parte noturna entre as 19 e 21 horas, causando inclusive sérios prejuízos até mesmo com danificação de eletrodomésticos.
Até hoje, a concessionária Cemig, responsável por tais prejuízos não deu qualquer satisfação aos seus consumidores, se o problema foi resolvido em definitivo, se vai voltar, ou se vão ressarcir os danos causados.
Quando estava ocorrendo os malditos apagões, o Jornal Folha de Jaíba, após inúmeras tentativas frustradas de solucionar o problema junto à Cemig, fez uma representação oficial junto à Aneel em Brasília, notificando esta concessionária sobre o problema vivido por uma enorme quantidade de pessoas. A Aneel notificou a Cemig e deu prazo para esta resolver a sua falha, que parece que foi resolvida.
Mas a grande sabedoria da Cemig, foi que, após solucionar o problema, quer mostrar ou provar pra seu órgão fiscalizador (em Brasília), que não existe o problema e para isto mandou instalar no último dia 10 deste mês na frente da residência do denunciante (editor do Folha de Jaíba) um aparelho que vai registrar por uma semana a tensão de energia elétrica distribuída naquela residência. Este registro provavelmente será encaminhado à Aneel, e o denunciante pode ficar como mentiroso, pois não vai constatar nenhuma irregularidade. Fica a pergunta no ar: porque a Cemig não instalou o aparelho quando estava ocorrendo os apagões.
A Cemig foi denunciada no dia 22/04/2013 e por determinação da Aneel, esta distribuidora de energia mandou um ofício ao denunciante informando-o do seu direito de acompanhar a instalação da medição gráfica de tensão e marcou a data de 26/04/2013 de 14:00 às 18:00 horas, para a devida instalação. Mas o aparelho foi instalado no último dia 10 de maio à 16:00 horas, quando não existia mais o apagão.
Esta “inteligência” da Cemig também já foi devidamente denunciada à sua superior, que é a Aneel.