quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Jaíba tem marca próprias para frutas



No mês passado em Jaíba foi lançada a marca das frutas produzidas no Jaíba. A Marca Jaíba será aplicada em produtos da região e será um certificado de qualidade, além de consolidar a identidade da região produtora.
O principal objetivo com a nova marca é diferenciar o produto do Jaíba e atrair novos compradores já que a produção, principalmente de frutas, deverá ganhar maior visibilidade. A marca é um processo de construção de identidade regional, uma vez que está associado à cultural local. Além disso, é uma forma de garantir ao consumidor o acesso a um produto de qualidade.
Estratégia - A proposta do Governo de Minas não se restringe apenas à certificação de qualidade. O selo de certificação de origem pretende informar ao consumidor que por trás daquele produto existe o compromisso do empresário com questões sociais e ambientais, por exemplo. Assim, a marca representará um diferencial competitivo para os consumidores que cada vez mais exigem produtos de qualidade com rastreabilidade comprovada.
A criação da Marca Jaíba levou em consideração duas ações. A primeira, garantir o processo de certificação de qualidade e rastreabilidade, cujos principais objetivos são a identificação de um diferencial os produtos certificados, a partir do conceito de origem, com alto padrão de qualidade, consistência e, que permitisse a geração de valor tanto para a produção quanto para a região. A outra consistiu na proteção da marca e da indicação geográfica, com objetivo de proteger os direitos de identidade e a criar de uma arcabouço legal para o gerenciamento e controle do seu uso.
A Região do Cerrado Mineiro foi a primeira indicação geográfica no Brasil a ter um projeto de Place Branding (estratégia de marcas para países, cidades e regiões, similar ao que será feito para o Jaíba), estruturado durante 2010. A estratégia visava influenciar a evolução da atividade cafeeira e envolver os 4.500 produtores dos 55 municípios que integram a indicação geográfica Região do Cerrado Mineiro, que se destaca tanto pela alta qualidade dos seus cafés quanto pela sua alta produtividade.