No mês passado em Jaíba foi lançada a marca das frutas
produzidas no Jaíba. A Marca Jaíba será aplicada em produtos da região e será
um certificado de qualidade, além de consolidar a identidade da região
produtora.
O principal objetivo com a nova marca é diferenciar o
produto do Jaíba e atrair novos compradores já que a produção, principalmente
de frutas, deverá ganhar maior visibilidade. A marca é um processo de
construção de identidade regional, uma vez que está associado à cultural local.
Além disso, é uma forma de garantir ao consumidor o acesso a um produto de
qualidade.
Estratégia - A proposta do Governo de
Minas não se restringe apenas à certificação de qualidade. O selo de
certificação de origem pretende informar ao consumidor que por trás daquele
produto existe o compromisso do empresário com questões sociais e ambientais,
por exemplo. Assim, a marca representará um diferencial competitivo para os
consumidores que cada vez mais exigem produtos de qualidade com rastreabilidade
comprovada.
A criação da Marca Jaíba levou em consideração duas ações. A
primeira, garantir o processo de certificação de qualidade e rastreabilidade,
cujos principais objetivos são a identificação de um diferencial os produtos
certificados, a partir do conceito de origem, com alto padrão de qualidade, consistência
e, que permitisse a geração de valor tanto para a produção quanto para a
região. A outra consistiu na proteção da marca e da indicação geográfica, com
objetivo de proteger os direitos de identidade e a criar de uma arcabouço legal
para o gerenciamento e controle do seu uso.
A Região do Cerrado Mineiro foi a primeira indicação
geográfica no Brasil a ter um projeto de Place Branding (estratégia de marcas
para países, cidades e regiões, similar ao que será feito para o Jaíba),
estruturado durante 2010. A
estratégia visava influenciar a evolução da atividade cafeeira e envolver os
4.500 produtores dos 55 municípios que integram a indicação geográfica Região
do Cerrado Mineiro, que se destaca tanto pela alta qualidade dos seus cafés
quanto pela sua alta produtividade.