segunda-feira, 18 de junho de 2012

EDITORIAL

Muita festa pouca justiça
Jaíba conta atualmente com 50 mil habitantes, incluindo a população flutuante. E é inconcebível tamanha quantidade de pessoas não terem acesso a uma justiça digna, sabendo que há cerca de 20 anos já temos criada a nossa Comarca, faltando a parte principal que é a sua instalação, que seria obrigação dos políticos. Mas vem a pergunta, será que os políticos têm interesse em ter uma justiça tão perto deles, e vigiando-os.
Se bem que, quem deveria fiscalizar a política municipal são os vereadores, mas no caso de Jaíba, a atitude destes nobres, dispensa comentários.
Dia desses, quando a juíza de direito esteve por aqui, indagamos da mesma a viabilidade da promotora de justiça permanecer nesta cidade, pelo menos uma semana durante as próximas eleições municipais, uma vez que por aqui, as pessoas de bem não assistem uma campanha política e sim um inferno político. A juíza argumentou que o fórum é em Manga e a justiça tem que funcionar lá, o que dificulta sobremaneira aos jaibenses.
Municípios vizinhos, com uma população menor dispõem da sua justiça devidamente instalada e funcionado, onde podemos citar: Montalvania, Monte Azul, Espinosa, Porteirinha e Manga. A falta de um fórum nesta cidade interessa a quem? Podemos enumerar: políticos corruptos, traficantes de drogas, assaltantes, ladrões, assassinos, motoristas embriagados que matam pessoas, valentões que batem na esposa, e outros que não querem a justiça muito perto.
Como já está provado que a classe política não tem interesse neste assunto, e vendo que a população desta cidade é um povo solidário em contribuir e gastar em festas, inclusive as religiosas, como aconteceu esta semana a comemoração de São Cristóvão, onde foi vendido um veículo em forma de bingo, havendo um faturamento bastante considerado, também a festa Nossa Senhora da Glória, como também a festa da banana e outras. Propomos que tais recursos poderiam ser canalizados para instalação da justiça. Quanto às festas religiosas, com certeza Deus aprovaria, pois a lei divina clama por mais justiça nesta terra.
Festas que atualmente arrecadam 100 – 200 ou 300 mil reais, se fossem anunciadas que o destino final fosse para promover a justiça desta cidade, com certeza a solidariedade do povo aumentaria e os lucros seriam bem mais vantajosos. Terreno para construção é o que não falta nesta cidade que possui área urbana pública sobrando. A planta da construção é disponibilizada pelo Tribunal de Justiça.
Se realmente houver interesse, união, e pararmos de olhar para nós como pessoas e passar a olhar para nós como comunidade, em um ano conseguiremos realizar o sonho de quem clama por uma justiça mais próxima e mais atuante.

O editor.