segunda-feira, 18 de junho de 2012

BINOCANDO (Por Elton Paixão)

BINGO DO CARRO
Longe de duvidar de ninguém ou fazer juízo maldoso, mas o bingo de S. Cristóvão parece que não agradou a todos. Muita gente reclamando de certas coincidências. Quem organizou é de Janaúba, quem ganhou é de Janaúba, nas cartelas tinha escrito o nome de Janaúba e a velocidade do sorteio. Lembrando que este jogo é proibido por lei, caracterizado como contravenção. Com todo respeito ao nome da igreja.
SOMBRA DA SUBSTITUIÇÃO
O fantasma da substituição parece perseguir o político e ex prefeito Wellington em suas investidas. Na sua campanha de 2004 teve que substituir o seu vice, faltando algumas horas para as eleições, e se insistir em lançar seu nome neste pleito, provavelmente terá que substituir o seu próprio nome. São as regras do jogo.
JULGAMENTO
Está mesmo comprovado que o eleitor brasileiro não sabe ou não está preparado para votar. Escândalos e mais escândalos envolvendo políticos passam todo dia na TV e quando observamos nossos deputados e senadores deparamos que são figurinhas repetidas, ou seja, passa eleição, chega eleição, e olha eles lá de novo. Agora existem os fichas sujas. Não precisava a justiça impedir a candidatura de certos fulanos, quem devia impedir era o próprio eleitor. O pior é que a paixão fala mais alto que a razão.
TIRANDO TÍTULOS
Outro dia o serviço do cartório eleitoral de Manga esteve neste município, e podemos deparar com uma coisa deplorável. Pré candidatos a vereador mais parecendo a urubus sobrevoando a fila e perturbando os eleitores com aquele bla bla bla nojento. Já imaginaram como será a boca de urna?...
EU RASGO O DIPLOMA
Dizem que teve advogado que gritava em alto e bom som que rasgava o diploma se o prefeito Detim não fosse cassado, e agora, dizem que vão rasgar (de novo) se o Wellington não recuar antes do dia das eleições pela lei da ficha suja. Eita rasgação hem?
ESTRATÉGIA
Dizem que o ficha suja achou uma bela estratégia política. Lança seu nome, (se conseguir), causa clamor e paixão nos menos desavisados e na hora “H”, desiste e substitui o nome. Mas esquece de duas situações, durante toda a campanha, no site do TSE, o nome consta como pendente, e outra é, quem vai colocar dinheiro numa campanha duvidosa. Sabendo que toda campanha sobrevive de doações...
O NOME DELES
Um cidadão jaibense resolveu fazer uma brincadeira em rodadas de buteco, e lança o seguinte desafio, aposta uma cerveja para quem falar o nome dos nove vereadores desta cidade. Até poucos dias, ainda não tinha encontrado nenhum inteligente que soubesse responder tal pergunta. Um sinal que a população preocupa com esta classe de políticos. Na eleição passada foi reeleito apenas um. E agora, quantos serão reeleitos?....
MOTOS APREENDIDAS
Quem tem seu veículo apreendido, reclama muito pelo fato do mesmo ser conduzido para a vizinha Janaúba, pelo fato de Jaíba não possuir um pátio credenciado. Alguns vereadores também reclamam muito, pois acabou o palanque eleitoral. O infrator que tem sua motocicleta presa, ao invés de procurar o meio legal, prefere procurar a ajuda de vereador. Estranho hem...
O PREÇO CAIU
A indefinição dos pré candidatos a prefeito desta cidade, tem tirado o sono de alguns donos ou vendedores de votos em atacado. Nas eleições passadas, nesta época tinha gente inflacionando seu preço. Falava-se até em 400 ou 500 mil reais na compra de um “boi”, dependo da sua raça. Agora ninguém está comprando, ninguém está vendendo e não existe cotação, causando “prejuízo” para quem vive disso (de quatro em quatro anos).
PESQUISA
Já começou aquela velha prática da especulação da pesquisa política. A coisa funciona assim: o pré candidato tem uma pesquisa para consumo próprio, e outra para mostrar aos desavisados conforme a  sua conveniência. O instituto que realiza a pesquisa entrega uma real e imprime outra da maneira que o cliente quer. Portanto só existem duas pesquisas verdadeiras: aquela que você mesmo encomenda e paga, e aquela das urnas no dia das eleições. Todo cuidado é pouco nestas horas.
FICHA SUJA
Assessores do ex prefeito Wellington pleiteiam anular a rejeição de suas contas públicas no Tribunal de Contas na capital mineira. Este tribunal não funciona 100% tecnicamente, existe também uma pitada de política. Quem tem controle deste tribunal é o governador Anastasia, de quem este político jaibense é inimigo, lembrando que o ex prefeito apoiou o candidato a governador Hélio Costa, que foi derrotado. São coisas de política....
FICHA LIMPA
Para facilitar a análise de quem está apto a disputar as eleições deste ano, o Ministério Público Eleitoral vai distribuir, para todos os candidatos, formulário onde estes terão que atestar que estão em condições de participar do pleito.  Entre os questionamentos, os candidatos terão que responder se já tiveram contas rejeitadas de 2004 para cá e se o postulante já foi condenado por um colegiado de 2004 para cá. E não pode mentir.
POLUIÇÃO SONORA
Outro dia, observamos o veículo de som que anunciava o circo que está em Jaíba, onde pudemos observar uma sonorização bastante educada e respeitosa. Como o circo percorre várias cidades, eles pensam que por aqui existe lei de poluição sonora onde o veículo pode ser multado e apreendido, como ocorre na grande maioria das cidades brasileiras. O carro do circo conseguiu dá seu recado sem irritar ou adoecer nenhum ouvido alheio. Provavelmente os próximos vereadores que assumirão em 2013 tomarão alguma providencia.
JAÍBA TEM CIRCO E TEM PALHAÇOS