terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Em breve veículos não terão macaco e nem pneu estepe

NOVO pneu conta com borracha 
mais dura e reforço nas laterais
Uma nova tecnologia e inovação pode aposentar de vez o uso do tradicional macaco e pneu de estepe nos veículos. A novidade é a chegada ao mercado dos pneus run flat que rodam até mesmo furados ou rasgados. Após o furo ou rasgo, a dirigibilidade do veículo é mantida, permitindo ao motorista seguir guiando com segurança por até 80 km a no máximo 80 km/hora.
 O Ford EcoSport Titanium 2020, será o primeiro sem o famoso estepe pendurado na tampa traseira.
O pneu run flat conta com reforços estruturais nas laterais feitos de borracha mais dura para suportar o peso do veículo mesmo sem a presença de ar no seu interior. Veículos calçados com esse tipo de pneu dispensam o uso de equipamentos obrigatórios pela legislação: estepe, macaco e triângulo de sinalização.
Este novo pneu borrachudo é melhor, mas com preço maior e custa entre 20 e 40% mais se comparado a um radial comum. No recém-lançado EcoSport Titanium 2020, por exemplo, cada um deles sai por R$ 800 na concessionária.
O novo pneu quando danificado pode ter conserto, desde que não tenha rodado sem ar após o furo. Caso o pneu apresente perda de pressão enquanto o carro estiver parado, existe a possibilidade de reparo, mesmo assim somente após a consulta e avaliação de um especialista.
Os pneus run flat não podem ser instalados em qualquer carro. Por serem mais rígidos que os pneus normais, eles demandam um conjunto de suspensão e amortecedores específicos para suas características.
O veículo precisa necessariamente ter instalado um sistema de monitoramento de pressão de ar dos pneus, já que, sem ele, o motorista poderia continuar dirigindo o veículo com o pneu sem ar sem saber.
Os primeiros pneus do tipo run flat datam da década de 30. No entanto, nessa época, sua aplicação era restrita a veículos militares e a carros-fortes.