NOVO pneu conta com
borracha
mais dura e reforço nas laterais
|
Uma nova tecnologia e
inovação pode aposentar de vez o uso do tradicional macaco e pneu de estepe nos
veículos. A novidade é a chegada ao mercado dos pneus run flat que rodam até
mesmo furados ou rasgados. Após o furo ou rasgo, a dirigibilidade do veículo é
mantida, permitindo ao motorista seguir guiando com segurança por até 80 km a
no máximo 80 km/hora.
O Ford EcoSport Titanium 2020, será o primeiro
sem o famoso estepe pendurado na tampa traseira.
O pneu run flat conta
com reforços estruturais nas laterais feitos de borracha mais dura para
suportar o peso do veículo mesmo sem a presença de ar no seu interior. Veículos
calçados com esse tipo de pneu dispensam o uso de equipamentos obrigatórios
pela legislação: estepe, macaco e triângulo de sinalização.
Este novo pneu
borrachudo é melhor, mas com preço maior e custa entre 20 e 40% mais se
comparado a um radial comum. No recém-lançado EcoSport Titanium 2020, por
exemplo, cada um deles sai por R$ 800 na concessionária.
O novo pneu quando
danificado pode ter conserto, desde que não tenha rodado sem ar após o furo. Caso
o pneu apresente perda de pressão enquanto o carro estiver parado, existe a
possibilidade de reparo, mesmo assim somente após a consulta e avaliação de um
especialista.
Os pneus run flat não
podem ser instalados em qualquer carro. Por serem mais rígidos que os pneus
normais, eles demandam um conjunto de suspensão e amortecedores específicos
para suas características.
O veículo precisa
necessariamente ter instalado um sistema de monitoramento de pressão de ar dos
pneus, já que, sem ele, o motorista poderia continuar dirigindo o veículo com o
pneu sem ar sem saber.
Os primeiros pneus do tipo run flat datam da década de
30. No entanto, nessa época, sua aplicação era restrita a veículos militares e
a carros-fortes.