terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Como ter o registro e posse de arma de fogo com as novas mudanças


A “posse” e não “porte” de armas, que foi facilitada recentemente pelo atual governo ainda divide muito a opinião pública, apesar do assunto já ter sido discutido e votado pelos eleitores brasileiros durante a gestão petista, sendo que o comércio de armas se manteve legal com 63,68% dos votos, contra 36,11% no resultado do referendo popular que teve ampla discussão e campanha nos meios de comunicação do país. O atual governo apenas facilitou através de decreto presidencial o que já era lei.
Registro e posse de armas é o documento, com validade de dez anos, que autoriza o proprietário de arma de fogo a mantê-la exclusivamente no interior de sua residência ou no seu local de trabalho. Lembrando que no governo petista a validade era de 3 anos, no governo Temer, 5 anos e em 2019 passou para 10 anos.
Atualmente, com as novas mudanças, estes são os requisitos para o cidadão de bem possuir uma arma: ter idade mínima de 25 anos, exceto para os agentes da lei; uma foto 3x4 recente; original e cópia do RG e CPF; comprovante de residência (água, luz, telefone); apresentação de documento comprobatório que tem um trabalho ou ocupação lícita; declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido; declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal; apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, (tira pela internet); comprovante pagamento da taxa devida para a emissão do documento (88 reais); comprovação de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo; comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo (curso de tiro); declaração manuscrita no sentido que a residência é ou não habitada por criança, adolescente ou pessoa com deficiência mental, sendo que em caso afirmativo deverá ser declarado expressamente se a mesma possui cofre ou local seguro com tranca para armazenamento de arma de fogo.
Norte mineiros
Para quem mora na região norte mineira e tem interesse em adquirir o registro de posse de armas, e possuir os requisitos básicos, deve procurar a Polícia Federal em Montes Claros na Rua Coração de Jesus, 500 Bairro Centro, fone (38) 2103-3200, ou para quem quiser mais facilidade, pode também procurar um despachante de registro de armas também em Montes Claros que providencia toda a documentação sem necessidade da pessoa ir pessoalmente até lá.
O atestado de aptidão psicológica (psicólogo cadastrado na Polícia Federal) custa em torno de 180 reais, o curso de tiro custa cerca de 200 reais, a quantidade de tiros depende do modelo da arma, sendo a espingarda apenas quatro tiros. A taxa de registro, 88 reais.
Com o novo decreto fica disponível o registro e posse de armas de fogo (se a pessoa tiver os requisitos) para as pessoas residentes em área rural e residentes em áreas urbanas com elevados índices de violência, assim consideradas aquelas localizadas em unidades federativas com índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes.
Pelo novo decreto um cidadão de bem pode adquirir até quatro armas de fogo de uso permitido (baixo ou médio calibre). Mas em caso de efetiva necessidade em circunstancias que justifiquem, esta quantidade pode ser aumentada.