terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Comunicação de venda de veículo pode ser feita diretamente no cartório


Um convênio entre a Polícia Civil de Minas e os cartórios está possibilitando mais uma opção para comunicar a venda de um veículo. Agora a notificação de venda poderá ser feita no momento da autenticação em cartório do Certificado de Registro do Veículo.
A comunicação de venda garante ao antigo proprietário a isenção de toda e qualquer responsabilidade por infrações e reincidências, de qualquer natureza, praticadas a partir da data da comunicação de venda, bem como a responsabilidade civil por danos em caso de acidentes posteriores à data da comunicação da transferência. Assegura também ao comprador que infrações ou pendências anteriores à venda não sejam de sua responsabilidade.
Quem optar por fazer o comunicado de venda em cartório paga pelo serviço a taxa cartorial. Entretanto, a comunicação de venda continua disponível sem custo nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) ou na Delegacia de Trânsito, em até 30 dias após a venda. Uma taxa no valor de R$9,75 será cobrada se a comunicação for feita após os 30 dias de venda.