terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Casamento de presos na cadeia de Manga


Um fato inédito no presídio da vizinha cidade de Manga, onde aconteceu no último dia 08 de fevereiro o casamento civil de seis detentos dos regimes fechado e semiaberto, entre eles casou também um casal homoafetivo (homem com homem). Foi realizado um casamento comunitário com a participação dos familiares dos presos e representantes da justiça. A cerimônia foi encarada como uma ação de ressocialização dos recuperandos.
Participaram também da cerimônia o diretor interino do Presídio de Manga, Cleber Dourado, o juiz João Carneiro Duarte Neto, entre outras autoridades do município e do presídio. O projeto foi implementado pela Vara de Execução Penal, por meio do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com o Presídio Regional de Manga, Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas da Comarca e Prefeitura Municipal.
O oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas da Comarca de Manga, Troy Steve Ribeiro, ressaltou que o casamento coletivo de detentos do presídio da Comarca foi um evento único.
O registrador contou que entre os noivos havia um casal homoafetivo, o primeiro da Comarca de Manga a ter sua união oficialmente reconhecida pelo Estado. "Os companheiros já tinham uma relação de afeto há mais de seis anos. Agora, podem ostentar o estado civil condizente com a escolha deles, sem qualquer discriminação”, afirmou.
A ação foi idealizada pelo juiz João Carneiro Duarte Neto. De acordo com o magistrado, o objetivo foi garantir o direito à visita social de casais que não conseguiam comprovar documentalmente sua relação conjugal, assim como promover o acesso do reeducando à documentação civil, visando, dessa forma cumprir o que congrega a Lei de Execução Penal.