quinta-feira, 24 de maio de 2018

Pesquisadores descobrem na gestante sexo do bebê apenas com exame de sangue


A ciência e a tecnologia vêm chegando a passos largos. Um estudo publicado recentemente na revista “Prenatal Diagnosis” mostra ser possível identificar o sexo do bebê a partir de algumas gotas de sangue retiradas da ponta de dedo da gestante.
A pesquisa foi feita com 101 voluntárias. A equipe parte agora para a construção de kits de coleta que permitam o uso da descoberta na rotina dos laboratórios ou de farmácias especializadas, semelhantes àqueles que são usados para identificação de taxas de glicose no sangue. “Será um conforto para as gestantes, além de permitir que a amostra seja obtida mesmo em locais onde não haja profissionais especializados para fazer a coleta de sangue”, afirmou o coordenador da pesquisa.
Isso é possível porque o DNA da porção fetal da placenta percorre a circulação sanguínea da gestante antes de ser eliminado por rins, fígado e enzimas presentes no sangue. Quando é encontrado o cromossomo Y, há a indicação de que o feto é masculino.
Assim como ocorre com o teste tradicional, a punção no dedo pode ser feita a partir da oitava semana de gestação (cerca de dois meses). O estudo revelou, no entanto, que o sucesso da técnica depende do preparo na área onde a punção será feita.
“Em algumas análises, o cromossomo Y era encontrado, mas constatávamos depois que se tratava de um feto feminino”, explicou o pesquisador Gustavo Barra. Pesquisadores então identificaram que o erro ocorria porque na ponta dos dedos das gestantes havia também o DNA de outras pessoas.
A contaminação poderia ocorrer de diversas formas. Seja num aperto de mão, seja pegando objetos que acabaram de ser tocados por um homem. A solução encontrada foi limpar a área onde seria feita a punção com hipoclorito de sódio.
Após a publicação do trabalho, a equipe já foi procurada por empresas dos Estados Unidos e da América Latina interessadas em parcerias.