Desde o último dia 21
deste mês de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não está
agendando atendimento presencial para pedidos de salário-maternidade e aposentadoria
por idade. Agora, o segurado deverá acessar a página “Meu INSS” ou ligar para
135 e, em vez de marcar data para ser atendido, receberá direto o número do
protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento com a presença
física.
Antes, o segurado
precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.
Com o novo modelo, ao fazer a solicitação, o cidadão acompanha o andamento pela
internet ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as
informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já
constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do
benefício. Segundo o INSS, com a mudança não haverá mais falta de vaga e, caso
precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a
garantia de ser atendido perto da residência.
O instituto informa
que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido. O “Meu
INSS” na internet tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível
pelo computador ou celular.
O sistema, que está
sendo aprimorado, conta com canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento
do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros
serviços. O INSS vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis.