quinta-feira, 24 de maio de 2018

Fórum de Jaíba será instalado em 2019 em sede própria e não em prédio provisório

LEVANTAMENTO topográfico já feito 
            na área do futuro fórum

O Presidente do TJ e o Prefeito de Jaíba chegaram à conclusão que a reforma e adequação do espaço provisório antes escolhido, demandariam recursos da ordem de 450 a 600 mil reais e ficaria pronto em dezembro de 2018, enquanto a construção da sede própria e definitiva que está em fase de projetos e será licitada em breve, terá prazo de conclusão e instalação em outubro 2019, o que não justificaria o alto investimento em uma sede provisória.
Esta decisão aconteceu em reunião no último dia 21 deste mês de maio, na Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre o prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, e o presidente deste Tribunal, que foi eleito recentemente. Ficou definido que a instalação da Comarca de Jaíba será feita em sua sede própria, já em 2019. Também participou da reunião com o desembargador/Presidente Dr. Nelson Messias, o prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal.
Segundo o Presidente esta decisão é a mais acertada, pois trará economia para o Tribunal de Justiça e para o Município de Jaíba. Já o Prefeito Reginaldo Silva se mostrou satisfeito e concordou foi uma boa decisão para Tribunal e o município. Segundo o prefeito jaibense, a construção da sede própria do fórum de Jaíba acaba sendo uma grande noticia, e finalmente tornará em realidade um sonho antigo e encerrará uma luta de anos.
A Comarca no município de Jaíba vai atender o município de Matias Cardoso. Processos ligados a pessoas de Jaíba e Matias em Manga serão transferidos para Jaíba, bem como os presos, assim que também for construída e instalada a cadeia pública.
“Esta é uma luta que já perdura há muitos anos, um sonho construído a muitas mãos, queríamos pra este ano de 2018, mas finalmente está chegando ao seu desfecho de forma positiva, todos estão de parabéns”, ressaltou Reginaldo.
Levantamento topográfico da área do fórum
Após a autorização da imediata instalação da Comarca, pelo Presidente do TJMG, o próprio Tribunal já começou o processo para construção definitiva do Fórum da cidade de Jaíba. No final do mês passado a Empresa Hidros Gerenciamento e Projetos iniciou o levantamento Planialtimétrico da área onde será construído o fórum de Jaíba.
Segundo o Engenheiro Responsável, Cristiano Vilas Boas, após a finalização do levantamento, segue a fase de elaboração do projeto arquitetônico. O Prefeito Reginaldo Silva, que acompanhou a equipe no local, disse que finalmente os trabalhos começam a produzir efeitos e o município de Jaíba vai restabelecendo o crédito junto aos órgãos de justiça e transformando o que era sonho em realidade.
O Fórum de Jaíba será construído na Rua João Antônio de Oliveira, ao lado da escola Zoé Machado e em frente à escola infantil Pró Infância.
Instalação prevista no ano de 2019
O anuncio oficial da instalação da Comarca de Jaíba foi feito no último mês de março pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Osvaldo Oliveira Firmo. O representante da justiça mineira disse que a instalação depende apenas da questão “Processual Documental”, ou seja, a parte burocrática do sistema.
Conforme o representante do TJMG, um dos entraves para a instalação da Comarca jaibense era a questão de pagamento de pessoal. Tal problema foi solucionado através de gestão do Deputado Estadual Tadeuzinho com a alocação de recursos de 1,5 Milhões de reais para o Tribunal de Justiça, destinados à Comarca de Jaíba.
Matias Cardoso antecipa com mudança na PM
O vizinho município de Matias Cardoso, já prevendo sua inserção na Comarca de Jaíba, antecipa providencias no sentido mudança na gestão da Policia Militar e já solicitou a mudança de comando do batalhão de Januária para Janaúba.
O deputado estadual Tadeuzinho já esteve reunido com o comando geral da Polícia Militar de Minas Gerais para tratar sobre esta transferência da Polícia Militar.
Matias Cardoso está distante 140 quilômetros de Janaúba, enquanto que para Januária a distância é menor, em torno de 120 quilômetros, via Manga. No entanto, esse percurso tem um complicador, que é a travessia do rio São Francisco em balsa e ainda existe um trecho sem pavimentação na estrada de Manga para Januária, pela BR-135. Já a rodovia MG-401 para Janaúba é toda pavimentada e de fácil acesso.