terça-feira, 20 de junho de 2017

Manga e Matias Cardoso já podem sonhar com ponte no Velho Chico

                                      PONTE Guimarães Rosa entre Malhada e Carinhanha
mostra que sonho pode não ser apenas um sonho
Por enquanto a palavra é apenas “sonhar” com uma possível ponte no rio São Francisco ligando os dois vizinhos Matias e Manga. Mesmo que este sonho vai durar muitos e muitos anos, já pode ter um pequeno alívio, pois o ponta pé inicial já foi dado, que é a licitação da empresa que fará o projeto arquitetônico da futurística construção.
O mais interessante é que bandeira da construção desta ponte não vem sendo empunhada pelos tradicionais políticos norte mineiros e sim pelos juízes e promotores da Comarca de Manga que já fizeram duas audiências públicas sobre o assunto e já começa a colher pequenos frutos. A última audiência pública aconteceu neste mês de junho.
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial 'Minas Gerais' a contratação da empresa que elaborará o projeto da obra. A Enecon S/A foi a vencedora da licitação e a empresa será a responsável pela elaboração do projeto de engenharia rodoviária para implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial do trecho que compreende o entroncamento da MGC-135 (Manga) ao Porto de Matias Cardoso (ponte sobre o Rio São Francisco) e Variante, na Rodovia MG-401.
O valor definido foi o de R$2.469.189,00. A reunião em Manga havia sido solicitada pelos juízes Dr. João Carneiro Duarte Neto, Dr. Luiz Felipe Sampaio Aranha e pelo promotor de justiça, Dr. Guilherme de Sales Gonçalves, e foi motivada pelas inúmeras reclamações recebidas pelos moradores que necessitam fazer a travessia de balsa entre as duas cidades. O encontro contou também com a presença de deputados e representantes dos municípios de abrangência como Jaíba e outros.
Após a repercussão da audiência pública, o Governador Fernando Pimentel se lembrou da promessa que havia feito durante o 'Dia das Gerais', evento realizado em Matias Cardoso, em dezembro de 2015.