terça-feira, 20 de junho de 2017

Jaíba recebe equipe do Governo de Minas para discutir demandas locais

Uma equipe escalada pelo governador de Minas esteve no final do mês passado (maio) em Jaíba para tentar solucionar problemas do município. Equipe da prefeitura local esteve reunida por dois dias com estas autoridades em visita ao Projeto Jaíba e sede do município para levantar as demandas com solução prevista para breve.
Representantes do Governo mineiro fizeram uma visita técnica no projeto de irrigação e também participaram de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores. Dentre as autoridades, participaram o enviado especial do governador e  Secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães, também o Secretário de Agricultura e Pecuária, Pedro Leitão, o Vice-presidente do BDMG, Luiz Piva, o Diretor-Geral do IDENE, Gustavo Xavier, o Secretário Adjunto da SEDINOR, Jean Alves e o Secretário Adjunto da SEAPA, Amarildo Kalil. Além de várias outras autoridades da CODEVASF, da EMATER e DIJ.
O que foi discutido e acordado
Dentre as pautas elencadas para resolução, podem ser destacadas:
1) Criação de uma força-tarefa coordenada entre as secretarias, determinada pelo governador, para tratar unicamente dos problemas de Jaíba.
2) Regularização fundiária dos lotes urbanos, rurais, áreas ambientais e assentamentos.
3) Reativação imediata da CENTRALJAI no Projeto Jaíba.
4) Tratamento de água para os núcleos do Projeto Jaíba que ainda não dispõem.
5) Refinanciamento de dívidas dos pequenos produtores rurais.