quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Muitas mães desconhecem o teste da linguinha no bebê

Poucas mães sabem, mas desde 2014, hospitais e maternidades da rede pública e particular passaram a ser obrigados a fazer o “Teste da Linguinha” em recém-nascidos. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa. O teste é gratuito.
O problema na língua do bebê pode acarretar uma série de problemas, como limitar os movimentos da língua na função de sucção do seio materno e alimentação do recém-nascido e, futuramente, causar dificuldades na fala e linguagem do indivíduo.

Há quase 20 anos, no Brasil é obrigatório que todos os hospitais que possuam maternidade façam o exame “Teste do Pezinho” no bebê recém-nascido. Através do teste é possível diagnosticar precocemente doenças que, caso não sejas tratadas, possam prejudicar o desenvolvimento das crianças. Com o passar do tempo, surgiu o “Teste da Orelhinha” – que serve para detectar se a criança tem ou poderá ter algum tipo de problema de audição.