quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Busca por recursos para hospital de Jaíba é prioridade

PREFEITOS de Jaíba e Janaúba
com deputado Rodrigo de Castro
reivindicando saúde
Vários entendimentos juntamente com políticos da área federal e estadual vêm sendo montados no sentido da ampliação do atendimento do hospital de Jaíba. Prefeitos Norte Mineiros estão montando uma reivindicação coletiva, prevendo que de forma conjunta pode agregar um maior poder reivindicatório maior e mais representativo.
A região da Serra Geral que agrega 16 municípios (inclusive Jaíba) realizou neste mês de fevereiro o 1º Fórum Territorial de Saúde dessa região, realizado em Nova Porteirinha. O fórum é coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Serra Geral.
Diante de 14 prefeitos e secretários de saúde dos 16 municípios integrantes do consórcio, foi cobrada a aplicação de políticas governamentais no sentido de minimizar o drama do sistema de saúde na região.
Durante a plenária do consórcio, os prefeitos aprovaram a criação do consórcio público de saúde (o que existe é privado e isso tem sido trazido dificuldades no repasse de recursos) e a necessidade da imediata renovação da frota de veículos do Sistema estadual de Transporte em Saúde. Outra decisão aprovada é que haja atuação mais próxima do Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que controla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o setor de saúde na Serra Geral.
Os gestores públicos também querem que a assistência farmacêutica seja descentralizada do governo estadual; e que haja maior brevidade no repasse de recursos para a área de saúde e hospitalar.

Outra medida acatada é sensibilizar o governo para o investimento na assistência oftalmológica (na região haveria a necessidade da realização de, pelo menos, 400 cirurgias de cataratas mensais, porém nenhuma foi autorizada diante da falta de repasse de recurso governamental há mais de dois anos)