quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Festa Nacional da Banana retorna em 2017 com novo formato

PRIMEIRA festa da banana aconteceu
num campo de futebol
Muitos artistas de renome nacional já estiveram apresentando nas festas da banana de Jaíba reunindo milhares de pessoas deste município e de outras várias cidades. A festa que esteve paralisada por algum tempo retorna num novo formato que inclui também a valorização do agronegócio com foco na cultura de frutas irrigadas tendo como carro chefe a banana.
O prefeito Reginaldo Antônio tem buscado fazer parcerias com órgãos governamentais a nível Federal e Estadual no sentido de viabilizar o evento no sentido que os cofres municipais não sofram grande oneração. Entendimentos vêm sendo firmados com Ministério da Cultura e Emater.
Está sendo criada a nível municipal uma Comissão Especial para organizar todos os preparativos deste evento que acontecerá no final do mês de abril quando acontecem também as festividades do aniversário de Jaíba que estará completando 25 anos de emancipação política e administrativa.

Em 2017 acontecerá a 19ª Festa da Banana e 25 anos de criação do município de Jaíba. Conforme pesquisa nos arquivos do Jornal Folha de Jaíba pudemos constatar a quantidade desta festa relacionada com os ex-prefeitos ficando assim: Arnaldo Dias 03; Lanfroi Fernandes 03; Giovani Fonseca 04; Wellington Lima 04; Detim Araújo 03 e Jimmy Silva 01.

Busca por recursos para hospital de Jaíba é prioridade

PREFEITOS de Jaíba e Janaúba
com deputado Rodrigo de Castro
reivindicando saúde
Vários entendimentos juntamente com políticos da área federal e estadual vêm sendo montados no sentido da ampliação do atendimento do hospital de Jaíba. Prefeitos Norte Mineiros estão montando uma reivindicação coletiva, prevendo que de forma conjunta pode agregar um maior poder reivindicatório maior e mais representativo.
A região da Serra Geral que agrega 16 municípios (inclusive Jaíba) realizou neste mês de fevereiro o 1º Fórum Territorial de Saúde dessa região, realizado em Nova Porteirinha. O fórum é coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Serra Geral.
Diante de 14 prefeitos e secretários de saúde dos 16 municípios integrantes do consórcio, foi cobrada a aplicação de políticas governamentais no sentido de minimizar o drama do sistema de saúde na região.
Durante a plenária do consórcio, os prefeitos aprovaram a criação do consórcio público de saúde (o que existe é privado e isso tem sido trazido dificuldades no repasse de recursos) e a necessidade da imediata renovação da frota de veículos do Sistema estadual de Transporte em Saúde. Outra decisão aprovada é que haja atuação mais próxima do Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que controla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o setor de saúde na Serra Geral.
Os gestores públicos também querem que a assistência farmacêutica seja descentralizada do governo estadual; e que haja maior brevidade no repasse de recursos para a área de saúde e hospitalar.

Outra medida acatada é sensibilizar o governo para o investimento na assistência oftalmológica (na região haveria a necessidade da realização de, pelo menos, 400 cirurgias de cataratas mensais, porém nenhuma foi autorizada diante da falta de repasse de recurso governamental há mais de dois anos)

Lei prevê comércio aberto somente até às 10 horas da noite

Muito tem se comentado sobre medidas para coibir o alarmante índice de insegurança em Jaíba e toda região Norte Mineira. Tendo inclusive acontecido nesta cidade a atuação do juizado da Comarca de Manga visando o fechamento de alguns comércios ilegais ou que apresentam algum risco para a ordem pública.
Caso a justiça queira continuar a investidura para prevenir a violência e a criminalidade pode se valer de lei municipal de Jaíba, que não é nenhuma inovação, pois advém de lei federal que dispõe sobre o horário de fechamento dos comércios.
O Código de Posturas que é uma lei municipal prevê estas normalidades sobre horário de funcionamento do comércio local:
Art. 209 – A abertura e o fechamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços no Município, observados os preceitos da Legislação Federal pertinente, obedecem ao seguinte horário:
II. Para o comércio de modo geral:
a) Abertura às 8 (oito) horas e fechamento às 18 (dezoito) horas nos dias úteis e aos sábados de 8 (oito) às 12 (doze) horas.

§ 2º – O Prefeito Municipal pode, mediante solicitação das classes interessadas e desde que atenda ao interesse da população, prorrogar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até as 22 (vinte e duas) horas.

Chuva de 2017 ainda é pouca para encher o rio Verde Grande

Conforme dados pluviométricos colhidos na sede do município de Jaíba, o volume de água das chuvas caídas neste município neste ano de 2017 são poucas em relação a média anual que é de 600 milímetros.
Para comparar a escassez de chuva em 2017, podemos constatar que em janeiro de 2016 choveu 400 milímetros, enquanto em janeiro de 2017, apenas 63 milímetros.
As chuvas dos últimos três anos ficaram assim distribuídas em Jaíba: 2014 = 287,9 milímetros. 2015 = 334,4 milímetros. 2016 = 619,5 milímetros. 2017 (até 11/02) = 136,0 milímetros.
Para ter ideia da pouca chuva, em Jaíba já teve duas chegadas de água no rio Verde apenas neste ano de 2017. A primeira durou poucos dias e a segunda chegou no início deste mês de fevereiro sem previsão de quanto perdurará.

Os dados de medição de chuvas são de responsabilidade da Companhia de Recursos Minerais – CPRM que é um órgão do Governo Federal também responsável para medir o volume de águas do rio Verde Grande.

EMPREJAI - AGENCIA DE EMPREGO E RECURSOS HUMANOS OFERECE AS SEGUINTES VAGAS

38-99141.9226  -  38-99884.8267 
          Em frente Posto WM

  
# 2 vagas: Irrigador - Experiência maior que 6 meses que aceite alojamento - Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba.
# 1 vaga: Técnico Agrícola - Experiência no manejo de manga – Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba.
# 2 vagas: Encarregado de Campo. Experiência na cultura, produção e colheita de manga – Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba.
# 1 vaga: Encarregado de Almoxarifado - Experiência na área - Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba
# 10 vagas: Serviços Gerais - Experiência com tratos Culturais - Salário: Salário mínimo - Local: Projeto Jaíba
# 4 vagas: Auxiliar de escritório - Experiência na área – Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba
# 3 vagas: Aplicador de Agrotóxico - Experiência maior que 6 meses e que aceite alojamento. – Salário a combinar - Local: Projeto Jaíba.

# 2 vagas: Recepcionista de Consultório Odontológico com Experiência superior a 6 meses – Salário a combinar.

Escrituras Públicas - Regularização fundiária é preocupante em Jaíba

A regularização fundiária na sede do município de Jaíba tem sido um grande entrave para o desenvolvimento desta cidade, sendo que muitos detentores de posses urbanas não conseguem provar o título de propriedade. Recentemente o gestor deste município esteve reunido com a Promotoria Pública de Manga, o chefe do Cartório de Registro de Imóveis, do Sr. Luiz Afonso, representando a extinta Ruralminas e demais assessores municipais para discutir uma forma de acelerar esse grande problema.
O deputado Tadeuzinho Leite tem sido um grande parceiro para resolução desta demanda. O mesmo já traçou um panorama da regularização fundiária no Estado e apresentou ações que estão sendo implementadas para solucionar o enorme passivo encontrado. “Existem mais de 665 mil domicílios urbanos próprios com insegurança de posse, em Minas Gerais, por isso criamos uma verdadeira força-tarefa para analisar todos os processos, realizar o cadastro desses imóveis e começar, o mais rápido possível a entregar os títulos de propriedade”, afirmou Tadeu Martins Leite.
O subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Danilo Daniel Prado, também traçou um diagnóstico da situação das terras devolutas rurais. Segundo ele, Minas Gerais tem 16 mil processos abertos e mais de 37 mil famílias cadastradas que demandam regularização fundiária.
Para promover este processo, a Sedru, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), está desenvolvendo um programa, que vai abranger tanto a questão urbana quanto a rural, que deve ser lançado no próximo mês. Um projeto-piloto já foi iniciado na região do Alto Rio Pardo, no Norte de Minas, envolvendo 16 municípios, e, posteriormente, o programa vai se estender para outras regiões do Estado.
Terras ligadas ao município de Monte Azul

Grande parte de problemas fundiários em Jaíba está ligado ao município de Monte Azul, de onde Jaíba foi desmembrada com a emancipação e não foi efetuado até hoje o devido processo de escrituração pública dos proprietários. E com o tempo foi aumentando as dificuldades que precisam ser sanadas.

Equipamentos hospitalares saem da caixa para atendimento a pacientes

RESPIRADORES portátil e móvel
guardados há muito tempo
A nova equipe que comanda o hospital municipal de Jaíba teve uma surpresa quando analisando o conteúdo de algumas caixas de madeira armazenadas numa sala deste prédio, depararam com equipamentos de suma importância e tanta falta fazia para o atendimento adequado de pacientes. Foi o caso de dois aparelhos respiradores que há vários anos estavam armazenados num canto de sala.
Conforme explicou um profissional deste hospital, antes, o trabalho destes aparelhos eram feitos de forma manual, onde a enfermeira ou médico massageava com forte pressão o corpo do paciente para forçar o bombeamento pulmonar.
O respirador ou ventilador mecânico é um equipamento eletromédico cuja função é bombear ar aos pulmões e possibilitar a sua saída de modo cíclico para oferecer suporte ventilatório ao sistema respiratório.

Foram devidamente instalados e colocados a disposição dois aparelhos respiradores que estavam guardados há muito tempo, sendo um aparelho fixo no hospital e outro portátil que pode ser transportado numa ambulância.

Mais um ônibus escolar para a frota municipal

Este mês chegou mais um ônibus para compor a frota responsável pelo transporte escolar em Jaíba. No Norte de Minas 41 municípios foram contemplados com este benefício do Governo Estadual. Teve a parceria do deputado Adelmo Leão.
O ônibus é equipado com plataforma veicular elevatória e pode transportar até 44 passageiros assentados.
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explicou que os veículos são destinados aos municípios que têm um grande número de estudantes que residem na área rural e de grande extensão territorial. “O objetivo é garantir o acesso à educação para todos. A política do transporte escolar é para garantir que aqueles jovens e crianças que estão na área rural tenham acesso à educação. O foco é o transporte escolar de crianças da área rural no campo e, em alguns casos, do campo para a cidade”, afirmou.

A entrega desses veículos também faz parte do esforço para garantir uma educação que reduza as desigualdades regionais e sociais.

Inscrição para cursos gratuitos no CVT de Jaíba até dia 24

Várias oportunidades de cursos gratuitos estão sendo oferecidos pelo CVT de Jaíba (na Avenida da Prefeitura) que abriu inscrição para a segunda turma de capacitação em tecnologia da informação da Uaitec. A capacitação é oferecida para quem já concluiu o 9º ano do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 deste mês.
Os cursos de capacitação profissional ofertados, na área de tecnologia da informação têm diversas opções, como desenhista de produtos gráficos, analista de mídias sociais, desenvolvedor de jogos eletrônicos, programador de dispositivos móveis, programador web e programador de sistemas, além dos cursos extras de inglês e espanhol.
A didática é um diferencial atrativo porque os alunos têm liberdade de estudo na modalidade semipresencial, onde eles podem se qualificar em casa, comparecendo à Uaitec-CVT somente uma ou duas vezes por semana.
As seis modalidades em tecnologia da informação têm duração de três meses, com 200 horas/aulas, sendo 40 delas iniciais de empreendedorismo e mais 160 de conteúdo específico de acordo o curso escolhido.
Os cursos de idiomas, nas línguas estrangeiras - inglês e espanhol, são ofertados em quatro turmas. O inglês é oferecido no nível intermediário, com duração de seis meses. Já o espanhol é para o nível A2 (nomenclatura internacional), com duração de um ano e meio, com frequência presencial duas vezes por semana.
Os interessados deverão se cadastrar no portal www.uaitec.mg.gov.br. Após a confirmação do cadastro, o aluno deve se dirigir a um dos polos, levando a documentação exigida para realização da matrícula no curso desejado. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e o material didático completo será distribuído no começo das aulas, previstas para março.
O material está incluso em todos os cursos. Para cursar idiomas, o aluno interessado tem que passar pelo teste de nivelamento como requisito. Neste caso, é feita uma prova online na própria unidade da Uaitec. Após confirmação via email, o aluno irá pessoalmente até a unidade com cópia da documentação exigida.

Os cursos têm duração é de três meses, com carga horária total de 200 horas, na modalidade semipresencial. Isso significa que haverá aulas online e encontros nas unidades, com auxílio de tutores.

Muitas mães desconhecem o teste da linguinha no bebê

Poucas mães sabem, mas desde 2014, hospitais e maternidades da rede pública e particular passaram a ser obrigados a fazer o “Teste da Linguinha” em recém-nascidos. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa. O teste é gratuito.
O problema na língua do bebê pode acarretar uma série de problemas, como limitar os movimentos da língua na função de sucção do seio materno e alimentação do recém-nascido e, futuramente, causar dificuldades na fala e linguagem do indivíduo.

Há quase 20 anos, no Brasil é obrigatório que todos os hospitais que possuam maternidade façam o exame “Teste do Pezinho” no bebê recém-nascido. Através do teste é possível diagnosticar precocemente doenças que, caso não sejas tratadas, possam prejudicar o desenvolvimento das crianças. Com o passar do tempo, surgiu o “Teste da Orelhinha” – que serve para detectar se a criança tem ou poderá ter algum tipo de problema de audição.

Boleto bancário vencido será pago em qualquer agência

Um novo sistema de liquidação e compensação de boletos bancários irá permitir que as cobranças vencidas sejam pagas em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que desenvolveu o mecanismo, diz que ele trará mais controle e segurança ao meio de pagamento, que agora terá no comprovante detalhes como os juros, as multas, os descontos e as informações do beneficiário e do pagador.
A mudança vai ser implantada de maneira gradual. A partir de março, cobranças iguais ou superiores a R$ 50 mil poderão ser pagas em qualquer banco e até o fim do ano o sistema valerá para boletos de qualquer valor.
A principal diferença do novo sistema será que todas as informações do boleto deverão estar em uma plataforma online. Dessa forma, os bancos poderão controlar melhor os boletos que foram postados e qualquer instituição poderá checar digitalmente os dados para realizar os pagamentos.
Assim que o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta para verificar se os dados do documento coincidem com os que constam na nova plataforma. Após a confirmação, a operação será validada.
No modelo atual, isso não acontece porque nem todos os boletos são registrados em uma base centralizada. Por isso, os emissores deverão registrá-los no seu banco de relacionamento, com as informações necessárias.

A plataforma ainda também fará o cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento e identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro.

Devedor de IPVA em Minas será cobrado via mensagem de celular

O Governo de Minas está encaminhando, por meio de mensagens de texto para telefone celular, avisos de débito aos proprietários de veículos que ainda não pagaram a primeira parcela do IPVA 2017.
Quem está inadimplente pode quitar o débito da mesma forma, dirigindo-se aos caixas eletrônicos ou aos agentes arrecadadores com o número do Renavam em mãos. A multa e os juros referentes ao atraso serão calculados automaticamente.
A mensagem via celular é a seguinte: “Aviso IPVA/MG: Constam pendências relativas ao pagamento do IPVA, veículo placa xxx-xxxx. Dúvidas ligue: 155 (LIGMINAS)”.
O cidadão que estiver com o veículo em situação irregular por falta de pagamento do imposto está sujeito a ser inscrito em dívida ativa do Estado e sofrer protesto cartorial. Além de correr o risco de ter o veículo apreendido pela autoridade policial, pagar multa e acumular pontos na carteira de habilitação. O pagamento do IPVA em atraso gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

Do valor arrecadado com o IPVA, 20% são repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), 40% são destinados ao caixa único do Estado e 40% vão para o município de licenciamento do veículo.