quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Prestação de contas do ex prefeito Detim são aprovadas por vereadores

Os vereadores Adonias, Piu, Elias, Helena, e Neudirlan aprovaram na primeira reunião ordinária deste mês de dezembro as contas públicas do ex prefeito Sildete Rodrigues de Araújo referente o ano de 2012. Votaram pela reprovação destas contas os vereadores Júnior Leonir, Eltin, Fernandim, Noelson e José Geraldo. Os vereadores Valdemir e Farrique ausentaram desta reunião e o vereador Osmano preferiu não manifestar o seu voto, abstendo.
Para reprovar as contas deste ex prefeito seriam necessários nove votos, e foram conseguidos apenas cinco. Sendo que o Ministério Público de Contas de Minas Gerais aprovou estas contas com ressalva, transferindo a responsabilidade de análise mais detalhada para a Câmara Municipal.
O relatório do Ministério Público sobre estas contas aponta que, diante da ausência de materialidade dos documentos apresentados pela prefeitura de Jaíba não teria como avançar do exame da legalidade das mesmas. Enfatizou o Ministério Público de Contas: “Diante da ausência de comprovação das receitas e despesas devidamente materializadas nos autos, bem como ausências de inspeções dentro da prefeitura, opina pela emissão de parecer prévio pela aprovação das contas, com ressalva, dada a incipiente metodologia tecnológica utilizada pelo SIACE/PCA dotada de impropriedades momentâneas, até que seja aperfeiçoado o sistema informatizado do Tribunal de Contas”.
Houve calorosa discussão entre os vereadores para aprovação destas contas públicas do ex prefeito Detim, onde o mesmo corria o risco de ficar inelegível caso houvesse a reprovação.

Mais uma prestação de contas do ex prefeito Wellington é reprovada
No ano de 2010 os vereadores de Jaíba reprovaram uma prestação de contas do ex prefeito Wellington e na última reunião do dia 15 deste mês de dezembro rejeitaram mais uma referente o ano de 2005. Nas duas votações os vereadores apenas acompanharam a reprovação do Ministério Público de Contas. Os vereadores Osmano e Helena votaram a favor do ex prefeito.
Neste mês de dezembro os vereadores de Jaíba votaram e aprovaram outras propostas como: Doação de área para construção da sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC); matéria sobre o transporte escolar determinando o uso de ônibus com idade máxima de 14 anos; Criação de uma escola municipal de educação básica e um centro de educação infantil no bairro Campos Altos.

Aprovaram também uma proposta para realização de concurso público para funcionalismo da Câmara Municipal em 2015, e um projeto de resolução do vereador Osmano determinando que a partir do próximo ano três vereadores assinem os cheques de pagamentos do legislativo, sendo o presidente, o vice e o secretário.