quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Escritor jaibenses lança o livro “Raízes de Jaíba”

Aconteceu em grande estilo no último dia 05 deste mês de dezembro o lançamento oficial da obra “Raízes de Jaíba”, tendo como autor, o jaibenses José Edmar Fernandes, mais conhecido como senhor Dino da Ruralminas.
Conforme o autor, o livro “Raízes de Jaíba” tem como foco principal, enaltecer a história deste município a partir das suas raízes que se deu no século XVIII, pelo então bandeirante Antônio Gonçalves Figueira. A ideia de narrar a história de Jaíba surgiu por acaso, quando o autor, em 1993 prestando um serviço à Prefeitura de Jaíba, foi convocado a fazer um histórico básico e resumido deste município.
O autor valoriza sua obra como a realização de um grande sonho, que nasceu de forma não programada. Pois ao realizar um pequeno trabalho para a Prefeitura, foi despertado em direção de uma pesquisa mais profunda que gerou nesta publicação.
Neste trabalho literário são destacados os acontecimentos e datas mais importantes, como a emancipação desta terra, e outros como a fundação do sítio de Jaíba. Enfatiza também quando em 1901 o desembargador Antônio Augusto Veloso sugere ao Congresso Nacional a criação da “Colônia Nacional da Jaíba”, e de 1.949 até 1.952 acontece o assentamento dos primeiros colonos que foram alocados ás margens esquerda do rio Verde Grande na comunidade de Gado Bravo.
O livro destaca também um acidente aéreo em 1.952 que vitimou o diretor da Colônia Nacional da Jaíba, o engenheiro Josué Monteiro Machado juntamente com dois auxiliares. O nome deste diretor foi dado a uma escola de Jaíba. O Governo Federal através do INIC/INDA/INCRA administrou a “colônia” até o ano de 1.966, passando a partir de 1.967 para a tutela da Ruralminas, e a Jaíba entra numa nova fase de desenvolvimento oferecendo farta mão de obra em todos os segmentos desta região, quando em 1.992 a colônia preenche os requisitos legais para sua efetiva emancipação.
Mereceu destaque também no “Raízes de Jaíba” a participação dos “nortistas e salinenses, especificamente em meados do ano 1.950”.

Ordem Cronológica da história de Jaíba
1.553 – A expedição de Espinosa Navarro, saindo de Porto Seguro – BA, chega à região através do rio São Francisco numa viagem de reconhecimento do local. Sendo a ocupação efetiva da região em 1.690 pelo bandeirante Matias Cardoso de Almeida que assentou o Arraial de Morrinho, atualmente, a cidade de Matias Cardoso.
1.901 – O desembargador Antônio Augusto Veloso solicita do Governo a criação de uma ou mais colônias agrícolas na mata da Jaíba.
1.946 – A constituição estadual destina 1% da receita para aplicar em projetos de irrigação do rio São Francisco e afluentes.
1.948 – É criada a colônia agrícola nacional de Jaíba.
1.949 – Foram instalados os primeiros 200 colonos ao longo do rio Verde Grande em lotes de 25 e 30 hectares.
1.962 – Somos criadas a Escola Estadual Josué Monteiro Machado (Zoé Machado).
1.964 – Instalado o cartório de paz do Sr. Timóteo Lisboa Guerra.
1.965 – Primeira farmácia do Sr. Amandio José de Carvalho.
1.966 – É criada a Fundação Rural Mineira (Ruralminas).
1.967 – A Ruralminas assume a Colônia de Jaíba e nasce a comunidade de Otinolândia.
1.968 – É criada a Sociedade São Vicente de Paulo.
1.970 – É criada a Escola Wenceslau Brás e Escola Dom Bosco.
1.973 – É criado o Parque Estadual de Reserva Biológica.
1.974 – Instalada agência bancária Minas Caixa.
1.976 – Inicia processo de emancipação de Jaíba. Criadas Escolas Augusto Martins Ferreira, José Santos da Paixão e Carlos Veloso. O povoado de Novo Horizonte é transformado em Distrito.
1.977 – Instalado o cartório de paz e registro civil de Otinolândia.
1.983 – Acontece o primeiro movimento pró-emancipação. É instalada a Loja Maçônica.
1.985 – É criado o Clube Campestre Rio Verde.
1.988 – É criada a Comissão Pró-Emancipação. Fundada a Associação Desportiva Vale do Jaíba.
1.989 – É criado o Rotary Clube de Jaíba.
1.991 – lei municipal de manga cria o distrito de Jaíba que é aprovada em plebiscito.
1.992 – É criado o município de Jaíba e eleito seus representantes. Nomeado Carlos Landi como intendente do município.
1.993 – Assume o primeiro prefeito e primeiros vereadores. É instalada a Junta de Serviço Militar. Inicia obras do hospital municipal.

1.994 – Primeira Festa Nacional da Banana. Instalada agência bancária do Bemge. Promulgada Lei Orgânica Municipal. Criada Escola Clara Menezes.