quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Chuvas não serão suficientes para recuperar rios do Norte de Minas

RIO Verde seco este ano
Os criadores e produtores rurais da região Norte Mineira não terão motivo para se alegrar com o tímido período chuvoso que está ocorrendo atualmente, pois mesmo que tenhamos uma boa quantidade de chuvas, estas não irão resolver o grave problema que a região sofreu e vem sofrendo nos últimos anos.
A previsão feita pelo meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo, é que as chuvas em Minas neste período 2014/2015 não serão suficientes para recuperar os reservatórios e minimizar a seca na nascente do São Francisco e nos demais afluentes como o rio Verde Grande.
Esta previsão acabou desanimando a população dos municípios do Norte de Minas banhados pelos rios. A expectativa era de que com as chuvas que vêm caindo na região e nas cabeceiras, a situação seria resolvida, mas segundo o meteorologista serão necessárias de duas a três estações chuvosas normais para recuperar o nível.

Já está mais que confirmado que a solução emergencial para manter com precariedade as águas do rio Verde Grande é a construção de pequenas barragens ao longo do seu leito. Uma prática de custo relativamente barato, mas que é emperrada pelo governo, que além de não construir impede a construção por particulares.