quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Padre Leone, de Janaúba, assume vaga do bispo

O bispo José Ronaldo foi transferido da nossa região para uma cidade do Estado de Goiás. O religioso gerenciava a diocese da igreja católica de Janaúba que agrega vários municípios norte mineiros, inclusive Jaíba. Para ocupar interinamente a vaga do bispo foi eleito pelos demais representantes das igrejas dos municípios conveniados o padre Leone Russo que é o atual administrador da diocese.
O nome do padre Leone foi definido no final do mês passado entre os párocos que compõem o Conselho de Padres. Ele é da paróquia de Nossa Senhora das Dores, bairro Santa Cruz, na cidade de Janaúba. Com 53 anos de ordenação, Padre Leone Russo foi escolhido diante do seu jeito acolhedor e determinante na liderança da unidade católica.
Carismático na comunidade de Santa Cruz, Leone não precisará se afastar das funções da paróquia. Ele irá se empenhar na dupla função: administrador interino da Diocese e a frente da paróquia. No dia 1º de dezembro, na catedral de Janaúba houve uma missa de apresentação do Padre Leone Russo como novo administrador da Diocese.
Uma das metas do administrador Padre Leone Russo será dá sequência ao procedimento pela construção da catedral. Ainda não se sabe por quanto tempo Leone responderá pela Diocese de Janaúba, pois a vinda do novo e terceiro bispo depende de decisão do Papa Francisco.
A escolha do nome do Padre Leone Russo para representar a Diocese de Janaúba perante os 24 municípios que a compõe coincide com o perfil dos dois primeiros bispos que administraram a unidade nos últimos 24 anos, período de existência da Diocese. Tanto o primeiro bispo, Dom José Mauro Pereira Bastos (de 2000 a 2006), quanto o segundo, Dom José Ronaldo Ribeiro (2007 a 2014), atuaram com o princípio social e educativo, além da evangelização.
Padre Leone não foge à regra. Respondendo pela comunidade do grande Santa Cruz, bairro na região Sul de Janaúba, esse pároco tem uma vocação para o lado social. Ele tem sido um dos coordenadores do Projeto Sócio Educativo Dom José Mauro, que leva o nome do primeiro bispo janaubense (falecido em setembro de 2006). Padre Leone se junta aos moradores do bairro Santa Cruz e bairros vizinhos, como: dos Algodões, Ribeirão do Ouro, São Vicente, nas ações de evangelização e formação de cidadania e ainda na concessão de atividades que proporcionam alegria e a convivência coletiva entre as crianças, jovens e adultos.

O Padre de Jaíba, Valdeci Pereira de Souza chegou a aspirar a assumir a vaga do bispo, mas foi escolhido para ser o ecônomo (área de finanças) da Diocese. Apesar de assumir essa nova função na Diocese de Janaúba, Padre Valdeci permanecerá à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Jaíba. (Com informações de Oliveira Jr.)