quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vereador leva polícia para ter acesso ao Hospital Municipal

VEREADOR ELTIN aponta
 irregularidades na saúde
Desde 1º de janeiro de 2013 quando “o jovem e sofrido” município de Jaíba teve a sua sexta gestão administrativa (6º prefeito), a temperatura não é a mesma, sendo que neste pequeno espaço de tempo já foi cassado um prefeito, algumas prisões, e previsão de algo mais obscuro acontecer nos próximos dias. Desta vez, o vereador Welton Luiz da Silva teve que acionar a Polícia Militar para ter acesso às dependências do hospital local.
Conforme o Boletim de ocorrência M7354-2014-0003039, no último dia 12 de outubro, o citado vereador estaria sendo impedido de adentrar no hospital. Consta no BO que o vereador já se encontrava no interior da unidade de saúde, quando um médico amigo do prefeito ao visualizá-lo, acionou o secretário de saúde, que imediatamente ligou para o telefone particular do segurança/vigilante determinando a retirada do vereador, que também exerce a função de presidente da Comissão Municipal de Saúde.
Além do porteiro e vigilante Luiz José de Souza Júnior, também constam no Boletim de Ocorrência os nomes das testemunhas Izaurino Rodrigues da Silva, (aposentado); Izailton Rocha Campos, (cabeleireiro). Consta também o nome do médico delator José Maurício e do secretário municipal de saúde Udson Pena.
Uma portaria de nº 003/2014 rubricada pelo secretário municipal de saúde foi afixada no hospital onde diz entre outras coisas que “São proibidas a entrada e a permanência de representantes de órgãos públicos, sob o pretexto de fiscalização, sem a prévia identificação e indicação da finalidade a que se destina, sendo necessária a autorização do gestor da unidade e/ou do secretário”.

Este hospital foi denunciado na Promotoria Pública e Regional de Saúde
O embate entre o vereador Eltin Enfermeiro e os gestores deste hospital começou no mês de março deste ano quando o parlamentar, sabedor da quantidade de recursos financeiros destinados ao município, procedeu a graves denúncias das irregularidades deste hospital junto à Promotoria Pública de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.
Em atendimento à denúncia foram realizadas inspeções sanitárias durante quatro dias no mês de março no Hospital Municipal, e nas Unidades de Saúde Centro, Veredas, Maria Lina Marçal, Nova Esperança e Vigilância Sanitária. O jornal Folha de Jaíba teve acesso ao laudo de inspeção assinado por cinco profissionais da SRS de Montes Claros de cujos MASPs 1203722-2/ 1038504-5  1204455-8/  375445-4/ e 384213-5.
A fiscalização efetuada nas unidades de saúde em Jaíba confirmou a veracidade de todas as denúncias do vereador Welton Luiz da Silva e enumerou muitas falhas encontradas, onde citamos algumas: Material de limpeza insuficiente; equipamentos de proteção individual insuficiente; falta de material impresso; kit de coleta de material para prevenção de câncer de colo de útero vencido há dois anos; ausência de luvas estéreis; falta de medicamentos básicos; equipamentos como balança, termômetro e aparelho de pressão sem manutenção; aparelho ultrassom desativado com o paciente pagando em particular.
A fiscalização detectou também o laboratório de análises clínicas funcionando de forma precária e utilizando reagentes vencidos, sendo o mesmo interditado; sala de vacina inadequada; resíduo hospitalar contaminado sendo recolhido na mesma carreta de recolher cães; falta de atendimento odontológico curativo restringindo apenas à prevenções através de palestras.

Na oportunidade da fiscalização, o município foi notificado a apresentar um laudo de manutenção emitido por profissional habilitado de todos os equipamentos no prazo máximo de três dias úteis.