quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Futebol amador de Jaíba será premiado pela Petrobras

O MÉRITO é dos desportistas
Hélio Silveira  e J. Santos 
Há alguns anos o Projeto Vida de Jaíba, uma entidade que abriga menores carentes e ligado à Igreja Católica teve premiação a nível nacional e agora, neste mês de novembro, também teve reconhecimento também a nível nacional o futebol amador desta cidade que vem sendo muito bem conduzido pelos locutores e desportistas Hélio Silveira e J. Santos. Os organizadores do futebol do município inscreveram o projeto esportivo jaibense no Programa Petrobras Esporte e Cidadania e foram contemplados. Não foi informado o valor de recursos que será destinado a este projeto contemplado.
Em Minas apenas quatro projetos foram selecionados, sendo 1 em Jaíba, 2 em Belo Horizonte e 1 em Pará de Minas. O projeto de Jaíba visa atender 600 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Consta em seu objetivo fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva educacional, através da implantação de núcleos dirigidos às crianças e adolescentes em situação de risco social, proporcionando-lhes melhor desenvolvimento humano, inclusão educacional e social. O projeto funcionará em três núcleos (dois na área rural e um na área urbana), oferecendo as modalidades de futsal, futebol, vôlei, handebol e basquete, além de atividades complementares como oficinas e palestras.
A Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais é uma iniciativa estratégica do Programa Petrobras Esporte & Cidadania que visa democratizar o acesso de organizações sociais, em todo país, aos investimentos a projetos que promovam a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes, alinhados aos princípios de inclusão, construção coletiva, educação integral, diversidade e autonomia.
As inscrições foram realizadas entre 15 de abril e 31 de julho, via internet, contabilizando 1.421 projetos inscritos, dos quais 34 projetos foram aprovados. Durante todo o período de inscrições, foram realizadas gratuitamente as caravanas esportivas presenciais e virtuais, com o objetivo de capacitar as instituições para elaboração de projetos, promovendo assim a igualdade de acesso aos recursos de investimento social da Petrobras.
Na Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais 2014 serão investidos R$ 45 milhões (quarenta e cinco milhões), no período de dois anos, em projetos de esporte educacional, na linha de atuação Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes e que contemplem ações que tratem temas transversais, como: Gênero; Igualdade racial; Pessoas com deficiências; Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.

O Programa Petrobras Esporte & Cidadania foi construído em alinhamento com a Política Nacional do Esporte, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuir para a democratização do acesso popular a práticas desportivas.