terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeitura de Jaíba tem mais de 1 milhão de reais licitados para tapa buraco das ruas

A Prefeitura de Jaíba achou um nome bonito para apelidar o serviço de tapa buracos na cidade de Jaíba, foi licitado com o nome de “reperfilamento asfáltico”. Pesquisamos num dicionário de Engenharia Civil e encontramos este significado: “Operação que tem como objetivo restituir ao pavimento o seu perfil primitivo (longitudinalmente, mas, sobretudo transversalmente) ou a conferir-lhe um perfil melhorado”. A população continua sem entender.
É um velho costume de certos prefeitos mandarem fazer um serviço de asfaltamento de ruas de péssima qualidade para achar uma brecha “dentro da legalidade” de mandar refazer este trabalho por várias vezes e com várias licitações, muitas vezes com superfaturamento.
Por outro lado, se fizer bem feito, basta fazer apenas uma vez saindo muito mais barato e com grande eficiência. Mesmo sabendo que pela lei, toda e qualquer obra pública como esta, deve obrigatoriamente ter uma garantia de no mínimo cinco anos por parte da construtora.
O prefeito desta cidade assinou contrato no último mês de (julho) com a empreiteira Vital Norte Construtora Serviços e Locação de Equipamentos Ltda, com sede em Jaíba, no valor de R$ 1.167.092,12 para pavimentação e “reperfilamento” asfáltico das vias urbanas. O contrato tem vigência até 22/01/2015. Portanto, não tapa porque não quer.
No ano passado, em 2013 A Prefeitura de Jaíba firmou um contrato com a empresa Mendes Silva Engenharia, também com sede nesta cidade no valor de R$ 455.464,94 também para fazer recomposição de pavimentação asfáltica nas ruas, no período de 15/04/2013 a 14/09/2013. Este mesmo serviço e nas mesmas ruas foram licitadas para refazer o que foi realizado no ano passado. Ficando a constatação de que, o que já foi gasto com a operação tapa buracos dava pra ter asfaltado todas as ruas da cidade.

Algumas ruas tiveram os buracos tapados, mas tem outras que estão em péssima qualidade, principalmente a avenida que dá acesso ao bairro Vila Nova Esperança e muitas outras.