O que era uma
tremenda dor de cabeça para detentores de linhas de telefone, finalmente é tem
o problema resolvido pela Anatel, que é o órgão do Governo Federal que
fiscaliza e normatiza as operadoras de telefonia.
A partir deste mês
de julho, o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia
fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse
é um dos benefícios do novo regulamento do governo, que finalmente entra em
vigor.
A dificuldade para
encerrar contratos com empresas de telecomunicações é uma das principais
reclamações que os clientes fazem à central de atendimento da Anatel. Agora, ao
telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a
serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante.
Outra medida
definida é que os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30
dias. Atualmente, não existe prazo mínimo para validade. As empresas são apenas
obrigadas a oferecer aos clientes o acesso a créditos com validade para 90 e
180 dias – obrigação que será mantida.