terça-feira, 15 de julho de 2014

BANHO DE ÁGUA FRIA NO FÓRUM DE JAÍBA

ÁREA definida para construção do fórum
Novo presidente do Tribunal de Justiça recém empossado
desiste de instalar novas comarcas e Jaíba pode ficar no prejuízo
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais empossou seu novo presidente, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes no último dia 30 de junho e Jaíba foi surpreendida com a triste notícia de que este Tribunal não vai mais investir recursos na instalação da prometida Comarca deste município, apesar do ex-presidente ter assumido o compromisso e inclusive alocado os recursos financeiros disponíveis.
Para a instalação do fórum nesta cidade já tinha sido aprovado no mês passado o projeto de lei 5213 que autoriza a Ruralminas a doar terreno de 6.550 metros quadrados para construção e instalação da sede da futura justiça deste município, o que até então era o único entrave para realização do grande sonho e necessidade de justiça.
Os técnicos deste Tribunal já estiveram em Jaíba e observaram uma área ao lado da Escola Zoé Machado, e os recursos para construção do fórum já estavam disponíveis conforme anunciado pelo ex-presidente desembargador Joaquim Herculano Rodrigues.
Com 853 municípios, Minas Gerais tem 296 comarcas. O novo presidente do TJ afirma que o número permanecerá por não haver recursos para ampliação do sistema, apesar do orçamento do TJMG para 2014 ser de R$ 4,4 bilhões.
“O melhor seria otimizar os recursos humanos que já existem”, justificou. O magistrado afirmou ainda ter sido criada uma comissão formada por juízes para estudar uma reordenação das comarcas que já existem. “O objetivo é conseguir que haja melhor distribuição do que já temos”, afirmou.
Pedro Bitencourt anunciou ainda que pretende implantar até 2016 no Poder Judiciário de Minas Gerais o Orçamento Participativo, o sistema utilizado por prefeituras do país para realizar investimentos com base em consultas à população. “Vamos coletar dados sobre o que acontece nas comarcas para que todos possam se manifestar sobre alocação de recursos”, disse. Segundo o presidente, um questionário será enviado a juízes, servidores e população para determinar o destino do dinheiro.
O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), que compareceu à posse do no presidente do TJ, disse esperar uma relação harmônica com o TJMG. “Nesse sentido, acabamos de sancionar a nova lei orgânica do Poder Judiciário, algo importante porque dá estruturação ao poder para cumprir a missão de fazer justiça”, afirmou.

Lideranças políticas tentarão rever situação

O presidente da Câmara Municipal de Jaíba, Júnior Leonir, juntamente com o líder político Reginaldo Silva estão atuando juntamente com sua representação política na capital mineira para tentar rever esta situação, diante da emergente necessidade de aprimorar a justiça local. Num encontro com deputados neste último domingo dia 13 em Jaíba, este assunto foi amplamente abordado.