sexta-feira, 23 de maio de 2014

Deputados querem piso salarial que valoriza agentes de saúde



R$ 1.1014 mensais. Este poderá ser o novo salário dos agentes de saúde. A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica projeto que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde e de combates a endemias. Os deputados aprovaram o parecer do relator, deputado Domingos Dutra (SD-MA), que acolheu emendas de parlamentares e fixou este piso, além de estabelecer um plano de carreira.
O projeto tramitava desde 2006 na Câmara dos Deputados. A proposta inicial previa o piso nacional de dois salários mínimos, mas o governo alegava que o valor teria um impacto enorme no Orçamento e que não teria como arcar com os reajustes anuais.
"Na comissão especial, nós aprovamos um piso de dois salários mínimos e escalonamos a diferença em três anos, o governo não aceitou", disse um deputado. Atualmente o governo federal repassa por meio de portaria R$ 950 por mês aos municípios para cada agente comunitário. O deputado lembrou ainda que como não há mínimo salarial para a categoria, muitas vezes, os municípios pagam somente salário mínimo e usam o restante dos recursos para outras finalidades.
Lembrando que, o fato de não haver um piso salarial estabelecido em lei, não impede o prefeito de pagar um salário justo para esta categoria.