sexta-feira, 23 de maio de 2014

Construção do fórum de Jaíba só depende da Ruralminas

VEREADOR Júnior Leonir com o presidente do Tribunal


A população desta cidade vem se mobilizando há muito tempo para ver o grande sonho realizado, que a instalação em definitivo da Comarca deste município visando oferecer uma justiça mais adequada. Os entraves para esta realização ficam por parte justamente do Governo Estadual. Desta vez, o Tribunal de Justiça Estadual cobra da Ruralminas a doação do terreno, o que para muitos é a parte mais fácil da empreitada, mas pode também ser a mais difícil se não houver empenho da classe política.
Técnicos do Tribunal já estiveram em Jaíba, observaram uma área ao lado da Escola Zoé Machado, e os recursos para construção da sede local do Tribunal (fórum) já estão em conta, mas falta definir a doação do local para canteiro de obras
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, afirmou, durante audiência no último dia 08 com o presidente da Câmara Municipal de Jaíba, vereador Júnior Leonir e o deputado estadual Paulo Guedes, que os recursos para a implantação da estrutura do fórum no município já estão disponíveis e que o início da obra depende apenas da doação do terreno. A construção da futura sede do Tribunal de Justiça é pré-requisito para a instalação da futura Comarca de Jaíba.
A Ruralminas concorda com a doação do imóvel, mas o ato deve ser de iniciativa do governador do Estado, por meio do envio de projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado diz que vai solicitar ao governador Alberto Pinto Coelho urgência no encaminhamento do projeto de autorização legislativa para votação no plenário da ALMG.
Antigo sonho da população de Jaíba, a instalação da comarca pode ajudar a minimizar a explosão de violência no município, especialmente dentro do Projeto Jaíba, o maior projeto de irrigação da América Latina, que abriga cerca de 20 mil pessoas.
A construção de uma cadeia pública, também faz parte do conjunto de obras para instalação da Comarca. Dos 100 presos detidos na cadeia de Manga, 75% são provenientes de Jaíba.