Faltou empenho da equipe de político local para conseguir mais
O Ministério da Integração Nacional disponibilizou 900 módulos de cisternas (16 mil litros) para serem distribuídas e instaladas nas comunidades rurais de Jaiba, mas os assessores do prefeito só conseguiram cadastrar 334 famílias para receberem o benefício. Informações repassadas a este jornal dão conta de que a politicagem destas últimas eleições travou muitas famílias de terem de forma gratuita estas cisternas que aproveitam e armazenam as águas da chuva.
Num comparativo com outros municípios, podemos notar a inoperância da administração local, sendo que Porteirinha, que tem uma população bem parecida com Jaiba, recebeu 1.500 cisternas, e Verdelandia que é bem menor, recebeu 475.
O Programa Água Para Todos, lançado pela presidente Dilma Roussef e coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, como parte do Plano Brasil Sem Miséria, terá suas ações de execução no Estado de Minas Gerais, mais aceleradas neste mês de dezembro, a partir dos municípios de Porteirinha, Verdelândia e Jaíba.
Foi o que anunciou o diretor da área de revitalização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba –Codevasf, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, quando esteve reunido no início deste mês em Brasília/DF, com o superintendente da Companhia em Minas Gerais , Dimas Rodrigues e o chefe de gabinete em Minas, Fernando Britto.
Na oportunidade o diretor enalteceu o empenho dos dirigentes mineiros para o restabelecimento das ações da Companhia no Programa em Minas Gerais. A execução desse programa no norte de Minas, no que se refere à instalação das cisternas de polietileno, esteve paralisada por mais de três meses em razão do não cumprimento contratual da empresa anteriormente contratada para a execução dos serviços, obrigando a Codevasf a rescindir o acordo e promover nova licitação pública para firmar outro contrato.
O que, em atendimento aos prazos legais requeridos pelos procedimentos licitatórios, só foi concretizado recentemente, com a assinatura de contrato de serviço entre a Codevasf e a empresa Segala Construtora e Serviços Ltda, que é sediada em Jaiba.
De acordo com o plano de trabalho elaborado por equipe técnica da Codevasf, dentro dos próximos oito meses as 7.391 cisternas de polietileno com capacidade de acumulação de 16 mil litros, já estarão implantadas nos 18 municípios norte mineiros que fazem parte da primeira etapa das ações desse programa e que foram escolhidos baseados em estudos socioeconômicos e no IDH de cada um.
Os municípios beneficiados são: Capitão Enéas, Gameleira, Ibiracatú, Itacarambí, Jaíba, Japonvá, Juvenília, Lontra, Manga, Mamonas, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, São João das Missões e Verdelândia.
Segundo o superintendente Dimas Rodrigues, o trabalho de mobilização social das 7.391 famílias que serão beneficiadas com o recebimento dessas cisternas, já foi concluído com o treinamento e capacitação dos usuários sobre a instalação, funcionamento e manutenção do sistema montado, que é composto por calhas, tubulações, bomba manual de ferro fundido e a própria cisterna de polietileno. Essa mobilização teve como objetivo orientá-los para os cuidados e a conscientização que devem ter para manter a água com qualidade para ser usada durante todo o ano, afirmou o dirigente.