quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lorotas de Pedro Marques (por Bras da Viola)

Pedro e os universitários


Desta vez vamos fazer a narrativa de um cientista prefulgido e aclarado. Assim ele se auto vangloriava dizendo: - Eu sou o maior cientista do mundo, assente em suas cadeiras que vocês vão ouvir falar da minha geografia sideral, sendo esta a mais alta ciência. Isso Pedro Marques falando a um grupo de universitários que estava lhe visitando em Jaíba. Segundo ele me disse foi no ano de l992. Dizia ele aos calouros: - Aqui está a minha invenção que é este calendário sideral, batizado de relógio biológico florescente vara, relógio sideral, relógio de Deus, relógio da cidade de Deus, etc. Vocês universitários se dizem inteligentes, mas na verdade são todos burros lógicos, nem ao menos sabem dividir 360 minutos para 360 dias, pode até dividir, se usar a professora dos idiotas, que é a calculadora. Até mesmo o Bill Gates o criador de R&D da Microsoft não passa de um trouxa que tem a bunda virada pra lua. Os computadores estão todos com erros originais em termos de divisão. É como se fosse o efeito dominó, se veio de um burro todos seremos burros, pois, me digas com qual burro você anda que eu direi que raça de burro você tem! Ele, (Pedro) por sua vez ensinou aos alunos visitantes como fazer a tal divisão. Foi uma comédia naquela sala! Um dos alunos o indaga - Nós ficamos sabendo que o cientista não tem diploma, e mal sabe assinar o nome, que não cursou faculdade nenhuma, além disso, é dentista prático, isso é verdade? Responde o catedrático cientista: - Escutem aqui legião de burros inocentes aprendizes. - Nem toda palavra dita tem sombra de verdade, isso são os invejosos e fracassados comentários da oposição falida. Eu sou um cientista nomeado a dedo por Deus, preparado, prefulgido e homologado a debater as mais lindas frases eloqüentes e adverbiais; vocês têm que cheirar o sovaco do autodidata que está recheado de antitranspirante, se não o odor derruba até gambá! O que significa a palavra autodidata? Respondem-me? Oh bucéfalos. Significa que não teve professor como vocês, os vossos vociferados labionazais são os ecos dos teus mestres. Aqui vou vociferar todas as matérias que o cientista estudou à meia noite com candeia movida a diesel, escutem burros modernos: Eu estudei sem professor os seguintes temas: Abreviatura, absoluto, advérbio, adjetivo comum, adjetivo de dois gêneros, adverbial, agricultura, anatomia, anglicismo, antigo, antiquado, aportuguesado, arquitetura, artigo, astronomia, biologia, botânica, brasileirismo, cibernética, comércio, eclesiástico, espanhol, espanholismo, espiritismo, etnologia, a extensão, o familiar, a farmacologia, o feminino, o masculino, o inglês, o sentido figurado, a filosofia, a filologia, física, forense, francês, o futuro, o galicismo, o gerúndio, genética, gonorréia, gíria, gramática, genoma, gonocócicos, germoplasma, história natural, hermética, o imperfeito, indicativo, interjeição, italiano, italianismo, jurídico, jardinagem, jocosidade, latim, latinismo, liturgia, locuções adverbiais, locuções prepositivas, latifúndio, lexicografia, liturgia, o verbo pronominal, o verbo bi relativo, o verbo transitivo, o variante, o verbo transitivo prorrogativo, veterinária, vaniloquismo, zoonoses e zoologia. Não satisfeito ele complementa: - Neste momento veio até os meus auspícios um ato de piedade de vocês universitários, oh coitados! Burros estudantes! Jamais! Nunca possuirão estes meus estudos eloqüentes, nem mesmo a academia de letras com seus magistrados tem a udibilidade adicional de inculcar em suas mentes estes meus ensinamentos, que levarei para o túmulo. Então um dos universitários lhe pergunta, cientista, como faço para conseguir essa inteligência divina e rara, onde maquiavelicamente Pedro responde - Tu estudante, terás que nascer de novo da mesma barrigada que eu nasci, pra dizer a verdade, você vai morrer burro, pois a minha amada e idolatrada mãezinha é finada, sem contar que meu pai já está com mais de 90 anos, e se encontra fragilizado sexualmente. Foi uma  aula e tanto ministrada por este cientista!