Em Jaiba Escola Wenceslau Brás tem melhor avaliação
O IDEB avalia o nível de aproveitamento escolar, sendo um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas de todo o país e é avaliado no final de cada ano letivo. A escola melhor avaliada em Jaiba, foi a estadual Wenceslau Brás, com nota 6,1. A que teve a pior avaliação foi a escola municipal Izidório Alves que teve nota 3,2.
As escolas de Minas tiveram nota 5,9 na média geral em todo o estado. Uma escola no município vizinho Matias Cardoso, teve uma das piores notas, sendo a escola municipal Argemiro de Souza Filho que ficou com nota 2,0.
As escolas estaduais de Jaiba
receberam as seguintes notas:
Wenceslau Brás 6,1
Zoe Machado 5,5
Carlos Antonio Veloso Costa 5,4
Augusto Martins Ferreira 5,3
Pequenos Irrigantes 5,3
Guimarães Rosa 5,2
Clara Meneses 5,1
Núcleo Habitacional I 5,0
Povoado Frente III 4,9
Timóteo Lisboa Guerra 4,5.
As escolas municipais de Jaiba
ficaram classificadas assim:
C3, 5,1
Dom Bosco, 4,7
Roque Cardoso, 4,6
Nova Esperança, 3,6
Izidório Alves, 3,2.
Nota-se em Jaiba que as escolas administradas pelo município tiveram um desempenho inferior, se comparado com as escolas geridas pelo estado.
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 estarão ao alcance dos olhos de pais, estudantes, professores e quem mais frequente as escolas estaduais de Minas Gerais. A partir deste mês, as mais de três mil escolas estaduais mineiras começam a receber as placas com os resultados do índice, que ficarão fixadas em local de fácil visualização.
A expectativa da Secretaria de Estado de Educação é de que todas as placas sejam instaladas até o início do próximo ano letivo.
“Por outro lado, também é preciso que o indicador do Ideb, bem como os indicadores do Proeb e Proalfa, todos sejam usados por nós como incentivo para a superação. É preciso que eles sejam símbolo do nosso compromisso com os avanços na qualidade”, comentou Ana Lúcia Gazzola, secretária estadual de educação.
As placas trazem o índice obtido pelas escolas naqueles níveis de ensino avaliados pelo Ideb. O índice é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultado para o 5º e 9º anos do ensino fundamental —que marcam, respectivamente, o fim dos anos iniciais e o último ano dos anos finais do ensino fundamental — e também há um Ideb para o 3º ano do ensino médio. No ensino médio, contudo, o Ideb é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola.
A instalação das placas nas fachadas das escolas será feita a partir de uma parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e com o Instituto Minas pela Paz.
Além da instalação das placas com os resultados do Ideb em todas as escolas estaduais de nível fundamental, os desempenhos das escolas também poderão ser consultados pela internet. Já está disponível, no site da Secretaria, um ambiente virtual no qual o usuário pode consultar os índices obtidos pela escola de seu interesse.