quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereador mostrar serviço? É só querer, veja um exemplo

Promessa de dinheiro fácil atormenta aposentados

Temos visto e assistido na área central de Jaíba, principalmente nos arredores do Banco do Brasil, algumas moças que sob orientação de seus patrões e à busca de uma comissão financeira insistem em oferecer empréstimo em dinheiro aos velhinhos e velhinhas aposentados, causando certo desconforto e incômodo aos inocentes idosos que, educadamente e por falta de preparo e conhecimento, acabam cedendo à tentadora proposta de dinheiro supostamente fácil.
Na vizinha cidade de Montes Claros, esta prática de parar pessoas nas ruas, feita por trabalhadores de empresas de empréstimos financeiros, aquisição de cartões de crédito e de outras vendas está com os dias contados. Foi aprovada, no início deste mês uma lei que proíbe a abordagem feita por funcionários destas empresas.
Trata-se de uma determinação municipal, onde o projeto de lei impede que os estabelecimentos comerciais que possuem essa finalidade permitam que seus funcionários parem clientes na rua para oferecer-lhes os serviços, sendo uma atitude que chega a ser vexatória e até mesmo ridícula. Segundo o vereador autor do projeto muitas foram as pessoas da comunidade que o procuraram dizendo se sentirem lesadas por empresas que prometem dinheiro rápido, com juros baixos e facilidades de pagamento, mas que após o fechamento do contrato, dão conta que não foram alertadas corretamente das implicações contratuais.
De acordo com o vereador a intenção é proteger os consumidores que se encontram expostos a empresas que, infelizmente, não respeitam o código de defesa do consumidor e iludem pessoas simples, na maioria, idosas, e pessoas com deficiência, a contrair dívidas difíceis de serem liquidadas. Outra reclamação da comunidade é sobre a forma de abordagem feita pelos insistentes profissionais que no ímpeto de seduzir o futuro cliente, muitos seguram as pessoas que transitam nas ruas pelo braço tentando arrastá-los até a loja para contrair empréstimos ou cartões de crédito. A punição pode ocorrer em forma de multa ou mesmo a cassação pela prefeitura do alvará de funcionamento da instituição.