quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura estará atuante na comemoração do meio ambiente no início de junho

ASCOM/PJ - A prefeitura de Jaíba, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia do Ambiental e com o IEF – Instituto Estadual de Florestas, uniu forças com a ASARVE – Associação dos Amigos do Rio Verde Grande, em sua tarefa de replantar árvores nativas nas margens do Córrego Escuro, afluente depredado do rio Verde Grande, que faz divisa desse município com Verdelândia, no último dia 11 de Maio.
Em trabalho muito bem coordenado pelo professor Reizinho, educador jaibense de comprovada atuação em defesa deste rio e de todo o ecossistema do Jaíba, o Projeto Vida, entidade católica dirigida pela combatente irmã Sueli, enviou parte de seus alunos, que uniram-se a um grupo de alunos da Escola Estadual Zoé Machado, sob a coordenação da diretora professora Ivanete Diaz, dirigindo-se para o leito seco do Córrego Escuro, onde se encontraram com moradores da região que nostalgicamente falaram dos tempos áureos daquele riacho, que muito contribuiu para a manutenção da perenidade do Verde Grande.
Reizinho, ecologista do “pé rachado”, ou seja, que não arreda pé de suas convicções, conseguiu com o IEF através de seu gerente local, Roberto Marcini, cerca de sessenta mudas de “Sabonetal”, árvore característica do Jaíba e nativa da região, além de um barco a motor. A Polícia Ambiental acompanhou todo o processo de plantio, ajudando a abrir as covas, e ainda emprestou seu barco. A prefeitura de Jaíba, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação do secretário Nezinho Costa , forneceu pessoal e ferramentas para abrir as covas de plantio das árvores e mais o combustível para os barcos.
Após o plantio das mudas, e dispensadas as crianças, a equipe dirigiu-se para a Horta Comunitária de Jaíba, onde foi servido pela horteira dona Joana um farto almoço ao ar livre, composto por vaca-atolada, dobradinha, arroz, feijão, salada de alface e tomatinho, acompanhado por suco de limão. Por volta das 14h, todos se dirigiram para a “Prainha de Lanfroi”, logradouro nas margens do Rio Verde Grande, de onde partiram de barco, descendo o rio, em trajeto de cerca de três quilômetros até as pontes que cruzam o rio. Todo o evento foi registrado por equipe de reportagem da Redeminas de Televisão, para apresentação em programa característico na semana.
Ainda acompanhando os trabalhos, a ecologista Cibele, atualmente residente em Brasília-DF mas que não perdeu a ocasião de brindar  a Jaíba com sua presença alegre e descontraída, instigante e desafiadora em defesa da Bacia do São Francisco, onde o Rio Verde está inserido.
Prefeito de Jaíba – Detim, doa mudas de árvores para plantio na Semana do Meio Ambiente 2011
Novas ações de cunho ecológico estão sendo programadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente de Jaíba, sob determinação do prefeito Detim, o qual anunciou a doação de Mil Mudas de árvores, para serem plantadas durante a Semana do Meio Ambiente, que se iniciará em 04 de junho, terminando no dia 09 do mesmo mês, Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então é celebrado com o fim de chamar a atenção e provocar ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Este ano, o evento será marcado em Jaíba com a realização de obras e ações de cunho ecológico conforme promete o prefeito da cidade, Sildete Araújo – Detim que, inclusive, determinou ainda que se estruture imediatamente o CODEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Jaíba, o que deverá acontecer ainda antes de findar este mês de Maio/ 2011.