quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pontes do Gorutuba inauguradas em breve

ASCOM/PJ - No último dia 10, acompanhado de seu secretário municipal de obras e serviços urbanos, Geraldino Loyola (Moreno), o prefeito de Jaíba, Detim, esteve vistoriando a execução das obras das duas pontes sobre o Córrego Sudário e o Rio Gorutuba, na estrada que liga este município a cidade de Pai Pedro. Detim pediu pressa na conclusão das mesmas, pois as comunidades do entorno do Gorutuba dependem dessas pontes para alavancarem seu desenvolvimento. As pontes, orçadas em cerca de 1 milhão e 200 mil reais, estão sendo construídas por duas empreiteiras, sendo uma de Jaíba, a Construtora Paiva Silva, sob a direção de Léo Bala (Jubson Leandro), jovem que tem se destacado na comunidade jaibense por seu carisma, dinamismo e competência, pelo que recebeu de seu pai, o empresário Vitalino, o comando da empresa o que tem exercido com maestria.
Detim tem dado atenção especial à região do Quilombo do Gorutuba, região muitas das vezes ignorada por administrações anteriores e que integra a área sequeira de Jaíba, com consequências danosas para seus habitantes.
Habitada completamente por remanescentes de escravos fugitivos do Quilombo dos Palmares, a região do Gorutuba tem chamado a atenção do prefeito de Jaíba por suas peculiaridades e carências, que vão desde a necessidade de acesso rápido ao sistema de saúde como também o acesso à educação. Por isso Detim já construiu na região uma Unidade de Atendimento Básico à Saúde, que por enquanto é servida por uma assistente de enfermagem e por atendimento médico agendado, além de unidades do PSF - Programa Saúde da Família.