domingo, 27 de outubro de 2019

Representante do Israel discute seca do Norte de Minas e diz que a quantidade de chuva daqui é considerada como um dilúvio por lá

 No início deste mês foi discutida em Montes Claros, durante um seminário promovido pela Sebrae, a possibilidade do Norte de Minas receber ajuda do Israel para enfrentar a seca que castiga todos os anos. Nesta oportunidade os norte mineiros ouviu do representante do Israel que a média de chuva de nossa região, cerca de 800 milímetros por ano, é considerada por ele como se fosse um dilúvio em seu país.
Presente no seminário o diretor do Instituto Israel-Brasil de Inovação, Ricardo Lomaski, que tratou do assunto com a diretora regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, Márcia Versiane, e depois com o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ronaldo Mota Dias e o gerente regional do Sebrae, Luiz Claudio. A proposta é implantar projeto piloto no Norte de Minas e depois levar uma equipe do Norte de Minas para Israel.
O foco da visita de Ricardo Lomaski a Montes Claros foi discutir como a região usar novas tecnologias israelenses principalmente na área de irrigação. Ele explicou que é do Centro de Pesquisa daquele país atua há mais de 100 anos, antes mesmo da criação do Estado de Israel e atuam produzindo pesquisas sobre a melhor forma de uso da água.
Lomaski lembra que Israel tem baixos volumes de chuvas e, por isso, procura racionalizar ao máximo possível. Isso implica no reuso da água para várias finalidades. A compensação pelas poucas chuvas é com a dessalinização da água do mar.
O israelense reforçou a importância dessa parceria com o Norte de Minas e acredita que poderá implantar um projeto piloto com uma das técnicas usadas, mas depois tem de ser feita a viabilidade do projeto para alcançar maior número de pessoas.
Israel fornece alimentos para a Europa e tem tecnologia bastante avançada.
              IRRIGAÇÃO sendo instalada 
              na areia do deserto em Israel