domingo, 27 de outubro de 2019

As sete áreas ambientais que protegem o Projeto Jaíba


As áreas protegidas ambientalmente que envolvem o Projeto Jaíba, são compostas de sete unidades. Sendo a mais antiga a Reserva Biológica Jaíba, no município de Matias Cardoso, que já sofreu vários danos de queimada, mas continua viva, sem a vivacidade de outrora.
Existem também a Reserva Biológica Serra Azul, os Parques Estaduais Verde Grande e Lagoa do Cajueiro, as Áreas de Proteção Ambiental Serra do Sabonetal e Lagedão, e o Parque Estadual da Mata Seca.
Estas áreas ambientais atingem quase 220 mil hectares se incluídas as áreas de reserva legal de empresas e de propriedades particulares.  
A elaboração dos planos de manejo para todas estas unidades de conservação estão em fase de elaboração. O estudo técnico é necessário para listar as características da unidade e o zoneamento, sendo um instrumento de consulta sobre as questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais das reservas. As Áreas de Proteção Ambiental Serra do Sabonetal e Lagedão já têm os documentos prontos.
O Parque Estadual da Mata Seca é a caçula das unidades de conservação do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) do Projeto Jaíba. Ele está localizado no município de Manga e tem área de cerca de 15 mil hectares, abrigando grandes remanescentes da mata que dá nome ao Parque, cujo símbolo é a Barriguda, uma árvore paineira.
O Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro também abriga grandes lagoas marginais formadas pelas cheias do rio São Francisco, além da ilha do Cajueiro. No local é possível encontrar espécies como a anta, a onça pintada, o jacaré-de-papo-amarelo e o tamanduá.
O Parque Estadual Verde Grande tem a sua parte norte localizada às margens do Rio Verde Grande, divisa de Minas com a Bahia. As lagoas recebem a visita de diversas aves migratórias para reprodução, formando os chamados ninhais.
As sete unidades protegidas
- Reserva Biológica Serra Azul, Data de criação: 8 de outubro de 1998. Área: 3.840,95 hectares, Município: Jaíba.
- Reserva Biológica Jaíba, Data de criação: 4 de julho 1973, Área: 6.358,00 hectares, Município: Matias Cardoso.
- Área de Proteção Ambiental Serra do Sabonetal, Data de criação: 8 de outubro 1998, Área: 82.500,00 hectares, Município: Itacarambi, Jaíba e Pedras de Maria da Cruz.
- Área de Proteção Ambiental Lagedão, Data de criação: 8 de outubro de 1998, Área: 12.000 hectares, Município: Matias Cardoso.
- Parque Estadual da Mata Seca, Data de criação: 20 de dezembro de 2000, Área: 15.360,07 hectares, Município: Manga.
- Parque Estadual Verde Grande, Data de criação: 8 de outubro de 1998, Área: 25.570 hectares, Município: Matias Cardoso.
- Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, Data de criação: 8 de outubro de 1998, Área: 20.500 hectares, Município: Matias Cardoso.