sábado, 13 de outubro de 2018

Comunidade quilombola de Jaíba recebe mais incentivos


A Comunidade Quilombola Gorutuba é parte da construção histórica do município de Jaíba e representa a luta dos afrodescendentes em manter a sua liberdade e dignidade, além da preservação da sua cultura.
Buscando a valorização desta população e a geração de renda, a Prefeitura de Jaíba em parceria com Emater e Senar, vem desenvolvendo o Projeto Gorutuba que visa trabalhar noções de cidadania, participação e trabalho através de oficinas formativas, destacando a lição do respeito humano pela diferença e o desenvolvimento de uma cidadania plena.
Na comunidade foram realizados durante quatro dias, Curso de Artesanato de Cascas e Sementes com participação de mulheres quilombolas, realizando um trabalho que representa a força de vontade dessa comunidade. Segundo a Secretária de Assistência Social, Luciene Nery, além da valorização da comunidade o evento tem como objetivo, proporcionar alternativas de renda para a população local.
O Projeto terá continuidade com reuniões formativas, em outras áreas como oficinas de dança e cultura, oficinas de crochês e bordados, além de palestras sobre empreendedorismo e comercialização de produtos.