quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Jaíba recebe 250 mil para o Plano Municipal de Saneamento Básico

Representantes do município de Jaíba participaram este mês na cidade de Pirapora, juntamente com outros municípios de uma reunião na Associação dos Municípios do Médio São Francisco - AMMESF.
Na oportunidade a Jaíba foi contemplada com um valor de aproximadamente 250 mil reais para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Plano extremamente importante para pautar as ações na área de saneamento básico no município.
“Sabemos das dificuldades de recursos e estrutura que temos, por isso, procurar fazer parcerias com municípios vizinhos, consórcios e associações, é fundamental para que consigamos realizar nossas políticas públicas”. Avaliou o prefeito de Jaíba. Além de Jaíba, Matias Cardoso, Ponto Chique e São Romão também foram contemplados.
Os quatro municípios contemplados assinaram um documento de formalização para início da elaboração de seus Planos Municipais de Saneamento Básico.
O documento assinado é determinado pela Lei Federal nº 11.44/2007, porém, muitos municípios, sobretudo aqueles com dificuldade de arrecadação própria, alegam que não dispõem de recursos financeiros para elaboração de seus projetos, sendo esse documento a base para melhorias na área de Saneamento como abastecimento de água potável, manejo de água pluvial coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e resíduos sólidos.
Os recursos financeiros para elaboração dos Planos são provenientes da cobrança por parte da Agência Nacional de Águas (ANA) pelo uso da água, por empresas, irrigantes e concessionárias. A ANA, por meio de contrato repassa integralmente os recursos, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, cuja agência gestora de Bacia do Alto São Francisco é a Agência Peixe Vivo.
O Instituto Gesois é a empresa vencedora da licitação e responsável pela elaboração dos projetos dos quatro municípios norte mineiros contemplados. O certame prevê contrato de 12 meses, sendo 10 meses para execução dos produtos. O valor de cada projeto foi fechado em 250 mil reais por município, totalizando um total de 1 milhão que estão sendo investidos.

O Coordenador Geral da Administração Hidroviária do São Francisco, órgão vinculado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que um dos principais problemas que afetam a saúde do Rio São Francisco é a falta de saneamento dos municípios. Na oportunidade, o Coordenador falou do Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental que será apresentando em seis encontros, sendo três desses, em Minas Gerais com objetivo de intensificar as obras de revitalização da Bacia do São Francisco e expansão da malha hidroviária com maior aproveitamento do modal no país e na região.