quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Alimentos do Projeto Jaíba na merenda escolar de outros municípios

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, quer sensibilizar os prefeitos do Norte de Minas a adquirirem os produtos que são produzidos nos projetos Jaíba e Gorutuba.
O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, se reuniu no final do mês passado com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva e lideranças do Projeto Jaíba, quando foi discutido ações para colocar em prática o uso dos alimentos produzidos no maior projeto de irrigação da América latina.
No primeiro momento da reunião, a AMAMS discutiu a situação do Banco de Alimentos, onde as famílias carentes do Norte de Minas seriam atendidas com alimentos do Projeto Jaíba. Para viabilizar a adoção dessa medida, a AMAMS irá propor ao Governo, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que libere recursos para essa finalidade, com inserção de emenda no Orçamento Geral da União. Outra iniciativa é pedir emendas aos deputados federais votados no Norte de Minas. Ainda nesse aspecto, a AMAMS faria a sensibilização dos prefeitos para eles priorizarem os produtos do Projeto Jaíba nas compras de alimentos para a merenda escolar.

Na visita ao Projeto Jaíba, o presidente da Associação Norte Mineira de Municípios José Reis fez visita ao canal de irrigação do projeto, onde pode perceber que as bombas e motores usados na distribuição da água estão com barulho anormal, provavelmente ocasionado pelo rebaixamento do volume de água, que se agravou por causa da seca e ainda pelo racionamento determinado pela Agencia Nacional de Águas (ANA). Por isso, houve ainda um pedido para que o Ministério da Integração Nacional libere R$ 5 milhões a serem usados nesse reajuste do canal, com o desassoreamento. O presidente da AMAMS, José Reis juntamente com o prefeito de Jaíba comunicou que pedirá audiência nos Ministério da Integração Nacional e de Desenvolvimento Agrário para tratar desse assunto.