sábado, 22 de abril de 2017

Produtor de banana poderá ter selo de qualidade em 2017

Um novo programa dará início neste ano em Minas ao processo de certificação de, pelo menos, 120 propriedades produtoras de frutas. Com o objetivo de incentivar a utilização de boas práticas agrícolas, além de atender à demanda dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, em busca de alimentos saudáveis. Este programa já foi experimentado com sucesso junto aos produtores de café.
Os produtores que aderirem voluntariamente ao programa passarão por uma auditoria feita pelo IMA. Se for aprovada, o agricultor recebe um selo que poderá utilizar na hora de comercializar a fruta que terá maior valorização no mercado.
Para obter o selo o produtor interessado deve seguir um checklist com mais de 100 itens, que vão desde o uso de mudas sadias, até a proteção de nascentes na propriedade e o respeito à legislação trabalhista. O selo tem validade de um ano. Para ser renovado, a propriedade precisa passar por nova avaliação dos auditores.
Inicialmente, ainda em 2017 o programa dará prioridade à região Norte Mineira que é grande produtora de fruta no Estado. A partir de maio, cerca de 60 técnicos da Emater, além de fiscais do IMA,  passarão por uma capacitação específica para o programa.  Em seguida, o Certifica Minas Frutas será divulgado para os produtores, que também passarão por um treinamento. 

A bananicultura se sobressai na agricultura mineira e participa com 11,4% da produção nacional, com 796 mil toneladas, atrás apenas da Bahia e de São Paulo.