sábado, 22 de abril de 2017

CUIDADO seu celular pode tirar seu emprego

Isso mesmo, o uso irregular do aparelho celular pode acabar com um dos seus maiores patrimônios que é seu emprego. Foi o que aconteceu com um serralheiro de Maringá, no Paraná. Ele não cumpriu a regra de segurança da empresa, que vedava o uso do celular durante o expediente, e foi demitido por justa causa. O caso está na Justiça, ainda cabe recurso, mas até agora está mantido o entendimento de sentença.
Um profissional da lei observa que no caso em questão o celular era proibido em razão de normas de segurança. “É preciso tomar cuidado no uso do celular não só no local de trabalho, mas no dia a dia. É possível sofrer um acidente, como bater o carro ou cair na rua, por causa de distrações ao utilizar o aparelho”.
O autor do processo trabalhou em uma pequena serralheria por quase dois anos. A execução do serviço envolvia manipulação de máquinas de corte, de polimento e soldas, além de produtos químicos com algum grau de toxicidade. Por conta do risco, era norma da empresa que não se utilizasse o celular durante o expediente.
O advogado explica que o uso do telefone em situações normais de trabalho não é proibido. “Agora, há casos em que, para evitar espionagem industrial, empresas impedem o uso de celulares com câmera em determinadas áreas”.

Lembrando que o uso excessivo do celular ou de redes sociais pode interferir na produtividade do trabalhador, podendo ser uma infração disciplinar e, em casos mais graves, levar à demissão.