sábado, 22 de abril de 2017

Desvio de águas do rio Verde é discutido em Montes Claros

O comitê responsável pela Bacia Hidrográfica do Verde Grande reuniu mais uma vez no início deste mês juntamente com os responsáveis por uma fazenda de São João da Ponte que desvia as águas do rio que atravessa a cidade de Jaíba. Neste comitê tem um representante de Jaíba que é Geraldino Loiola Moreno que também atua na Ruralminas.
A grande dificuldade em punir os representantes desta fazenda é que os mesmos possuem licença do próprio governo para tal prática e os mesmos querem de forma audaciosa aumentar o limite desta autorização. Estudos mostram que a retirada desta água chega a quase 1.000 litros por segundo para irrigar capim e manter 18 mil cabeças de gado.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande solicitou ao Ministério Público que sejam adotadas medidas urgentes para resolver a retirada de água nas fazendas Santa Mônica e Fortaleza, em São João da Ponte. O comitê propôs que os poços e a irrigação fossem paralisados, pois estavam deixando os moradores de Jaíba e Varzelândia sem água para consumo humano. A discussão foi forte e bastante acalorada

Os fazendeiros são denunciados por descumprir as normas ambientais, como a perfuração de 80 poços e ainda puxar a água do rio Verde Grande. O agravante é que foi pedida pelos fazendeiros a ampliação da retirada de água, para 2.000 litros segundo.