sábado, 22 de abril de 2017

CUIDADO Selfie e rede social não combinam com Receita Federal

Muita gente inocente adora ostentar fotos em redes sociais mostrando que está numa praia bonita, em Paris, em Roma ou outro local que mostra riqueza e luxúria. Isto sem saber que o Governo está “xeretando” a vida de todos os brasileiros para avaliar se o seu padrão de vida condiz com o que declarou no imposto de renda.
Uma simples selfie numa pracinha da Europa, ou até mesmo ao lado de seu carro do ano pode dar dor de cabeça a partir de agora. Ostentar um padrão de vida para amigos e familiares nas redes sociais e declarar outro no Imposto de Renda pode sair caro para o contribuinte, e a Receita Federal tem reforçado cada vez mais a fiscalização em sites e redes sociais em busca dessas inconsistências financeiras.
As informações obtidas on-line viram ponto de partida para uma investigação mais detalhada dos auditores, afirmou o coordenador-geral de Fiscalização da Receita.
A ideia é achar os “laranjas”
Segundo o representante da Receita Federal toda fiscalização é feita com base numa análise de risco, a partir de um algoritmo que varre a internet com palavras-chave e vincula um determinado perfil a critérios já programados.

Com esse mapeamento, a Receita consegue identificar casos de “laranjas” usados por empresas para sonegação. “A gente fiscaliza uma empresa e vê que o nome que está no contrato social não tem capacidade financeira ou conhecimento para ser sócio. O dono de uma empresa com faturamento de R$ 100 milhões no ano e que posta foto de churrasco da favela. É dono da empresa? Não. Aí vamos atrás de quem é o dono, a partir dos contatos dessa pessoa”, afirma o coordenador de Fiscalização da Receita Federal.