terça-feira, 19 de abril de 2016

Depois do bafômetro governo quer aplicar o drogômetro nos motoristas

A Justiça suspendeu em Minas o exame toxicológico para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação nas categorias C, D e E. Segundo a Polícia Civil, a liminar foi concedida no último dia 13 deste mês de abril.
A partir da decisão, o Departamento Nacional de Trânsito será notificado para que o sistema do Detran-MG fique desbloqueado até 30 de junho para emissão das CNHs sem a exigência do exame toxicológico, com o objetivo de não prejudicar os condutores que necessitam da expedição ou renovação do documento.
A ação que resultou na liminar da Justiça Federal foi feita pelo Ministério Público Estadual e Federal em Minas Gerais, dentro do fundamento principal que é a absoluta ausência de comprovação de eficácia na diminuição dos acidentes.
Durante o impasse, cerca de 10 mil CNHs ficaram retidas, mas elas vêm sendo liberadas gradativamente para não gerar acúmulo nas emissões. A orientação para o condutor que estiver com a CNH ainda pendente de liberação é que aguarde para ter sua CNH liberada. E quem estiver nas categorias C, D e E perto do vencimento, que possam antecipar a renovação para fazer jus ao amparo legal.

"DROGÔMETRO" A Polícia Civil anunciou que a partir do próximo mês Minas Gerais pode começar a fazer testes com o equipamento que aponta na hora se o condutor está sob efeito de alguma droga. O “drogômetro”, como está sendo chamado, já é reconhecido pelo Inmetro. Tem duas formas de funcionamento, tanto com sopro quanto pela saliva e detecta todas os drogas