terça-feira, 19 de abril de 2016

Igrejas proíbem dar as mãos durante missas e cultos por conta do vírus H1N1

As novas doenças que estão surgindo de forma assustadora passam a interferir até mesmo na religiosidade das pessoas. Certos ritos já consagrados há tempos como o Pai Nosso e o Abraço da Paz podem está com os dias contados, pois os mesmos podem ficar proibidos aos fiéis como forma de evitar a contaminação do vírus H1N1. Até mesmo a entrega da hóstia aos religiosos deve ser feita somente com a distribuição nas mãos, não mais diretamente nas bocas dos frequentadores das missas.
A confirmação de casos de gripe H1N1 em Ribeirão Preto- SP e o crescimento no total de registros no Estado fez a arquidiocese da cidade mudar o rito das missas e proibir, entre outras medidas, o contato direto entre pessoas. Um recente documento assinado pelo arcebispo metropolitano desta cidade paulista estabelece normas a serem adotadas em 95 paróquias de 20 municípios.
Até o mês passado a Secretaria da Saúde deste município informou que já foram confirmados sete casos de gripe H1N1, sendo três em fevereiro e quatro em março. Duas pessoas morreram - um homem e uma mulher, que já apresentavam doenças crônicas, de acordo com a pasta. O total de casos suspeitos, no entanto, já chega a 66 nos dois meses.
A Igreja Católica desta região recomenda que as paróquias devem promover a maior ventilação possível nos ambientes onde acontecem as celebrações e reuniões e recomenda atenção dobrada durante a comunhão para os doentes.

Entre as medidas está a desativação das pias de água benta nas igrejas e que fiéis evitem apertos de mão. Ao todo foram descritos 11 itens de prevenção. Também foi recomendado que os paroquianos que estiverem gripados ou resfriados evitem participar das reuniões das pastorais paroquiais até que estejam curados.