quinta-feira, 19 de junho de 2014

Emissão de certidão de nascimento na própria maternidade



Crianças que nascem na maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria de Montes Claros, no mesmo dia que chegam ao mundo têm a retirada gratuita da certidão de nascimento. O documento é emitido gratuitamente dentro da própria maternidade.
A emissão da certidão de nascimento dentro das próprias maternidades está sendo proporcionada a milhares de outros recém-nascidos em Minas Gerais. O programa das Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento já foi implantado em 18 hospitais e maternidades do estado. Ainda neste ano, segundo o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, deverão ser inauguradas mais 17 unidades.
A maternidade deste hospital de Montes Claros conta com 30 leitos, registrando uma média de 180 nascimentos por mês. Com atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário recebe mulheres de todo o Norte de Minas, a maioria carente.
As unidades de emissão de certidão de nascimento instaladas nas maternidades são interligadas diretamente aos cartórios de registro civil pela internet. Um funcionário fica responsável por receber a documentação dos pais e, dentro da maternidade, lança as informações, transmitidas ao cartório pelo sistema online. Desta forma, a certidão de nascimento é emitida, impressa e entregue aos pais pelo prazo de apenas 15 minutos.
A Santa Casa de Montes Claros também já está oferecendo este tipo de serviço.