quinta-feira, 19 de junho de 2014

Doação do terreno para fórum de Jaíba é aprovada por deputados



No último dia 11 foi dado um passo largo no sentido da viabilização da construção e instalação do tão sonhado fórum da Comarca de Jaíba. Foi aprovado em primeiro e segundo turno pelo plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o projeto de lei 5213 de autoria do deputado Luiz Henrique que autoriza a Ruralminas a doar terreno de 6.550 metros quadrados para construção e instalação da sede da futura justiça deste município.
O projeto de lei para ser efetivado, precisa agora apenas de sanção do governador, e ser publicado no Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias e com isso acaba de vez os entraves para dar início a construção em área que já foi escolhida.
A população desta cidade vem se mobilizando há muito tempo para ver o grande sonho realizado, que visa oferecer uma justiça mais adequada, principalmente no sofrimento maior que é a triste convivência com políticos corruptos, que parece que nem cadeia para alguns está servindo de exemplo.
Técnicos do Tribunal já estiveram em Jaíba, observaram uma área ao lado da Escola Zoé Machado, e os recursos para construção da sede local do Tribunal (fórum) já estão disponíveis.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, afirmou durante audiência no mês passado com o presidente da Câmara Municipal de Jaíba, vereador Júnior Leonir e o deputado estadual Paulo Guedes, que os recursos para a implantação da estrutura do fórum no município já estão disponíveis e que o início da obra depende apenas da doação do terreno.
Antigo sonho da população de Jaíba, a instalação da comarca pode ajudar a minimizar a explosão de violência no município, especialmente dentro do Projeto Jaíba, o maior projeto de irrigação da América Latina, que abriga cerca de 20 mil pessoas.
A construção de uma cadeia pública, também faz parte do conjunto de obras para instalação da Comarca. Dos 100 presos detidos na cadeia de Manga, 75% são provenientes de Jaíba.