sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitos querem asfalto de Matias Cardoso à Bahia

RIO VERDE divisa com Bahia
Conforme noticiou este mês o jornal Folha do Vale de Carinhanha – BA, prefeitos do sudoeste baiano e do norte de Minas, articulam movimento político na tentativa de sensibilizar os governos dos dois estados para a necessidade da pavimentação do trecho de estrada vicinal com cerca de 90 quilômetros de extensão que liga os municípios de Matias Cardoso a Malhada (Bahia).
Os prefeitos Paulo da Yonara (Carinhanha) e Gimmy Everton (Malhada), além de Edmárcio de Souza Leal, de Matias Cardoso, combinaram buscar apoio político juntos aos respectivos deputados majoritários em seus municípios com o objetivo de levar o tema aos governadores da Bahia e Minas Gerais.
De acordo com os prefeitos, o asfaltamento da estrada é bandeira antiga desta região e que, por isso, a ‘estadualização’ da estrada seria a melhor solução para dar dinamismo a economia da microrregião. Em solo mineiro o trecho tem extensão de 28 quilômetros seria o complemento da MG-401, a rodovia prefeito Oswaldo Lopes Bandeira, que recebeu o asfalto entre Janaúba e o porto de Manga. Em território baiano, a extensão é maior, de 60 quilômetros, entre a divisa e a cidade de Malhada. Os prefeitos interessados no tema vão se reunir nos próximos dias com lideranças dos seus municípios citados na tentativa de firmar documento a ser encaminhado com a reivindicação.
Produtores rurais da região do Rio Verde argumentam que a reivindicação pelo asfaltamento da estrada vicinal já chega a quase 30 anos. A via é caminho de escoamento de produtos e diminuiria a distancia entre a BR-030, que liga o Distrito Federal ao litoral da Bahia e só existe no papel, e ainda é via de acesso à BR-135, que liga Belo Horizonte ao Nordeste do país.
O asfalto entre Matias Cardoso e a Malhada/Carinhanha pode abrir nova frente de escoamento para a produção do Projeto Jaíba ao facilitar o acesso a importantes cidades do interior baiano e encurtar a distância da região com Brasília e Goiânia. Caso esse projeto seja acatado pelos governos, seria necessária a construção da ponte sobre o Rio Verde, na divisa entre os dois estados, onde atualmente a travessia é feita sobre o leito do rio e apenas no período da seca (foto).
A responsabilidade pela manutenção desta estrada vicinal, atualmente fica por conta das prefeituras de Malhada e Matias. O asfaltamento depende de mobilização comunitária e política da região.

Segundo o portal ‘Folha do Vale’, de Carinhanha, a assunção da estrada pelos estados de Minas Gerais e Bahia pode ser demorada. Primeiro será necessária a avaliação do projeto nas secretarias estaduais ligadas à infraestrutura. Posteriormente, e caso aconteça a concordância dos governadores, é necessária ainda a aprovação de projeto de lei nas respectivas assembléias legislativas. Só depois de aprovada pelos deputados estaduais é que a estrada seria assumida pelos governos dos estados.