quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estudantes de Jaíba são valorizados e capacitados pelo Sebrae

Entre os dias 6 e 8 deste mês, a Associação Jaibense de Apoio ao Menor – AJAM, no espaço do Projeto Vida, se tornou um grande acampamento sede para cerca de 80 estudantes e educadores da Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte (ETFG-BH) que participam do Programa de Empreendedorismo Social (PES). 
O programa que tem o apoio do SEBRAE representa a oportunidade de intercâmbio entre os estudantes da ETFG e estudantes da rede pública de ensino, moradores de comunidades e bairros carentes onde é incipiente o acesso às diversas formas de aprendizagens.  O Programa contribui ainda, com o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, identificando nas mesmas, potencialidades diversas que podem se tornar estratégias para a sobrevivência, valorização da participação cidadã e práticas que favorecem a vitalidade da cultura, da educação, do esporte e da arte.
Foi exatamente isso que aconteceu em Jaiba. Contando com a parceria do empresário, Sr. Darcy Glória, da AJAM, das irmãs Servas da Visitação, da Superintendência Regional de Educação Estadual, das diretoras de escolas estaduais, Emater e Secretarias Municipal de transporte e Educação, os estudantes da ETFG- BH, após saborearem o café da manhã preparado na Padaria do Projeto Vida, puderam participar de uma aula do Professor Jadilson Ferreira Borges sobre o Norte de Minas, assistir um vídeo e slides que retratam o Município de Jaiba e o Projeto Vida.
Em seguida foram acolhidos pelos alunos capoeiristas do Projeto Vida. Depois todos foram as ruas acompanhados pelas irmãs Servas da Visitação e voluntários. Visitaram vários bairros da cidade e tiveram tempo para trocar experiência e informações com diversos moradores, empresários, conhecer as entidades sociais e clubes de serviço da cidade e também jogar bola com os alunos do Projeto Social de esporte coordenado pelo Cabo Fábio. 
No terceiro dia de estadia na cidade, ministraram cursos na área de gestão para micro e pequenas empresas, artesanato, gestão agrícola, gestão de pessoas e marketing pessoal, liderança, teatro, culinária e outros para aproximadamente 950 estudantes de Jaiba. Os estudantes da ETFG certamente saíram de Jaiba diferentes do que entraram, assim como os jovens de Jaiba também já não são os mesmos após o contato com os da ETFG.
Todo esse trabalho foi coordenado pelo Professor Romário Vieira de Melo, Professor e coordenador do Programa de Empreendedorismo Social – PES. A AJAM enquanto entidade social sem fins lucrativos, atuante nas práticas de educação integral se sentiu honrada por contribuir com maior número de alunos no acesso a uma educação empreendedora e continuará abrindo suas portas para acolher toda iniciativa que venha contribuir com o fortalecimento e melhoria na educação, e inclusão social. (colaboração Irmã Sueli).