SURPRESA
Nas próximas horas pode haver um revira volta na política local quando o candidato a prefeito Wellington deve anunciar o seu substituto. A justiça eleitoral dará ampla publicidade a esta troca de candidatos, se houver. Sabe-se que um dono de supermercado desta cidade andou pedindo votos, se apresentando como o real substituto de tal postulante ao cargo de prefeito.
CANDIDATOS NÃO SÃO PRESOS
Como acontece em todas as vésperas de eleições. Desde o último sábado (22), os candidatos a prefeito e vereador, bem como os fiscais de partidos políticos e membros da mesa receptora, não podem ser presos, exceto em flagrante delito. A medida, adotada sempre 15 dias antes das eleições, previne tentativas de burlar ou tumultuar o processo eleitoral. Desde a última terça, dia 04 também não podem prender eleitor e esta medida vai até 48 horas após as eleições. Também é claro, exceto em flagrante delito.
JUSTIÇA DEMORA, MAS VEM
Aquela velha máxima que o Brasil é o país da impunidade, aos poucos vem acabando e a justiça se aproxima mais das pessoas comuns. Quem diria que o “mensalão” protagonizado pelo governo Lula daria no que está dando, com pessoas famosas sendo condenadas à prisão. A lei da ficha suja, lançada pela igreja católica com o aval de 1.500.000 assinaturas deixando uma leva enorme de políticos fora do atual sistema eleitoral...
CAMPANHA FICHA LIMPA
Temos assistido nas mídias, principalmente na televisão uma intensa campanha de conscientização sobre os políticos ficha suja. O Tribunal Superior Eleitoral está gastando uma verdadeira fortuna para levar a verdade à população, principalmente aos menos esclarecidos.
PEDIDOS DE EMPREGO
Uma notícia muito boa. Outro dia conversando com um candidato à prefeito desta cidade, o mesmo me informou que a coisa mais rara entre as reivindicações do eleitorado é o famoso pedido de emprego. A prefeitura local que já foi taxada de “cabide de empregos” passa por uma nova fase com a instalação de grandes empresas neste município de grande potencial agrícola, e pólo em fruticultura.
AUTO ESCOLA
Dias desses presenciamos uma auto escola que fazia uma campanha educativa do trânsito. A campanha consistia em um pedágio na avenida principal da cidade, onde oferecia um copo de refrigerante ao motorista como forma de brinde. O motorista recebia o tal brinde e saia dirigindo com apenas uma mão enquanto a outra estava ocupada com a bebida. Só lembrando que se é proibido dirigir usando celular, também deve ser proibido dirigir bebendo...
NUNCA COBREI CONSULTA
Outro dia resolvi escutar o programa eleitoral na rádio local de Jaíba, onde um candidato a prefeito que é médico dizia que sempre esteve ao lado do povo desta cidade em relação à saúde e que sempre atendeu os jaibenses no hospital regional de Janaúba e nunca cobrou um centavo pela consulta. É claro,que não pode cobrar, pois o hospital é público...
SUS É EFICIENTE
Recentemente, estive fazendo um trabalho para o Ministério da Saúde, onde percorri cerca de 50 municípios de Minas e São Paulo, fazendo um trabalho de auditoria e avaliação no serviço do SUS na atenção básica de saúde. Passei por municípios onde a oferta aos usuários está muito decadente, mas por outro lado, passei por outros, que está bastante próximo da perfeição. Cheguei a grande conclusão que o problema do SUS em nosso país não é falta de dinheiro, mas sim falta de políticos sérios e comprometidos com esta causa, pois o recurso repassado é o mesmo. Sem falar que existe também a máfia branca dos médicos.
MÁFIA BRANCA
Uma prática criminosa comandada por alguns médicos inescrupulosos atinge nossa região. São aqueles “doutores malandros” que cobram para fazer um parto e usa toda a estrutura do hospital público. Ou seja, recebe duas vezes pelo trabalho, do SUS e da mal informada gestante. Isto é caso de polícia.
JORNAL NACIONAL
Um eleitor menos esclarecido ou mais apaixonado perdeu uma grande oportunidade de ficar calado esta semana quando disse que o candidato Reginaldo teria “comprado” o jornal nacional da Globo, quando este divulgou matéria bastante explicativa sobre candidato ficha suja.
DOCUMENTOS PARA VOTAR
Não esqueçam que, para votar, deve levar um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte. Ter também o título eleitoral facilita localizar o seu local de votação.