quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia do Basta mobiliza jaibenses e clama por justiça

                                         JOVENS assumem nariz de palhaço em protesto


Sete de setembro, dia da independência, foi a data escolhida por corajosos e determinados jovens de Jaíba que resolveram chamar para si a responsabilidade dos anseios desta comunidade, diante do descaso em que vive o município no setor político. Carências enormes no setor de infra-estrutura e principalmente a injustiça social em que vive esta população.
O Dia do Basta é um movimento social, de iniciativa popular, de caráter pacífico e apartidário, formado por diversos estados e várias cidades brasileiras. Através da formação de uma proposta coletiva horizontal, com a participação de todos e comprometidos com a cidadania, o resgate da ética e da moralidade nas instituições públicas (Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas nacionais, estaduais e municipais), tendo como principal objetivo estimular e mobilizar a sociedade brasileira para troca de idéias, articulações, ações e manifestações (pacíficas e apartidárias) na internet, ruas e praças de nossas cidades...
Esse movimento aconteceu em todo país no último dia sete em consonância com o grito dos excluídos organizado por diversos movimentos sociais e religiosos. Em Jaíba foi organizado pelo grupo "Sou Jaibense e digo BASTA" grupo esse que iniciou pelas redes sociais (facebook) e foi crescendo e agregando seguidores que comungam da mesma proposta seguindo a lógica do grupo que é:
BASTA a toda forma de VIOLÊNCIA!
Basta a CORRUPÇÃO!
Basta a PERSEGUIÇÃO POLÍTICA EM NOSSO MUNICÍPIO!
Basta ao USO INDEVIDO com DINHEIRO PÚBLICO!
Basta de OMISSÃO do POVO!
Basta a NÃO PARTICIPAÇÃO POPULAR!
O movimento contou com uma passeata democrática na avenida principal da cidade com as bandeiras de Jaíba, Minas Gerais, do Brasil e a bandeira do movimento. Muitos com cartazes, balões, apitos, nariz de palhaço e caras pintadas manifestando apoio ao movimento. A manifestação seguiu em direção a Câmara Municipal, onde a população manifestante cantou o hino nacional brasileiro e em seguida continuou a caminhada rumo a casa do povo que é a Prefeitura Municipal.
Lá novamente cantaram o hino do município de Jaíba e foi dado um grande abraço simbólico no prédio. Estavam presentes jovens, crianças, adultos dentre eles candidatos a vereador e candidatos a prefeito, onde foi aproveitada a oportunidade para que os mesmo se comprometessem independente de quem ganhasse as eleições a olhar com mais cautela e cuidado para o povo jaibense.
A tônica principal da reivindicação é a imediata instalação da comarca de Jaíba. Em que o movimento já lançou e está em busca de assinaturas de um abaixo assinado no sentido de sensibilizar a classe política. (colaboração de Renata Flávia).